Testes RT-PCR são considerados o padrão ouro de diagnóstico
Rovena Rosa/Agência Brasil
Testes RT-PCR são considerados o padrão ouro de diagnóstico

Testes para a Covid-19 feitos por meio da coleta de saliva , desenvolvidos pelo laboratório Mendelics em parceria com o hospital Sírio-Libanês, chegaram às farmácias pelo preço de R$ 150. O produto já está disponível na capital paulista e nas cidades de Guarulhos, Barueri e Osasco e podem ser agendados por telefone para evitar aglomerações. O resultado fica pronto em 24 horas e tem a mesma eficácia dos testes RT-PCR , considerados o padrão ouro de diagnóstico.

"Este é um teste com valor mais acessível que o RT-PCR, mas é equivalente a ele, com especificidade de 100% e sensibilidade de 80%", diz David Schlesinger, CEO da healthtech meuDNA e da Mendelics.

Além de ser realizado nas próprias farmácias, o meuDNA Covid também pode ser feito em casa por um preço um pouco mais alto, de R$ 169.

Segundo Schlesinger, mais de 300 mil pessoas já fizeram o teste e, entre a segunda metade de novembro e as duas primeiras semanas de dezembro, o número de casos positivos aumentou em cinco vezes. 

O exame com saliva usa o método PCR-Lamp, que identifica o RNA do vírus nas células da pessoa com o vírus.

Os interessados devem fazer o agendamento por telefone, ir no horário agendado, fazer um cadastro e cuspir no frasco, que será etiquetado e enviado para o laboratório. Em 24 horas, o resultado é encaminhado para o e-mail cadastrado ou por SMS.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!