Governo do Rio abre licitação para comprar freezers para vacina Pfizer
Patrick T. Fallon/Divulgação
Governo do Rio abre licitação para comprar freezers para vacina Pfizer

O governo do estado do Rio de Janeiro está fazendo uma licitação para a compra de 50 freezers para armazenar as vacinas da Pfizer, uma das mais difíceis de se manter. A informação é do secretário estadual de Saúde do Rio, Carlos Alberto Chaves, que deu entrevista à CNN Brasil, nesta segunda-feira (4).

"O armazenamento da Pfizer é difícil. Abrimos licitação para a compra de 50 (freezers) mas não necessariamente compraremos os 50 de imediato. Vamos esperar o Ministério da Saúde liberar as vacinas e seus fabricantes para depois avaliar a necessidade de mais compras em caso de a Pfizer ser liberada”, disse.  

Ele ainda explicou que conservar a vacina Pfizer a 70 graus negativos demanda um freezer que não sai por valor abaixo de R$ 200 mil. “Há quinze dias estamos pesquisando, mas cada empresário coloca seu preço e os valores são altos para abastecer o estado com a quantidade necessária desses ultras freezers”, completou o secretário estadual de Saúde.

Além dos freezers, o estado também já começou o processo para comprar 163 câmaras refrigeradas que serão enviadas aos municípios do estado, para ajudar na montagem da infraestrutura local.

A ideia do governo do Rio, segundo o secretário, é estar pronto para todos os cenários, já que logo em breve alguma vacina chegará ao estado por meio do  Programa Nacional de Imunização (PNI). Caso seja a vacina da Pfizer, o estado já terá toda a logistica necessária para armazenar o imunizante.

Caso a vacina da Pfizer não seja liberada e distribuída pelo Ministério da Saúde, os equipamentos terão utilidade para laboratórios, outros imunobiológicos e unidades que realizam transplantes.

"Ainda que o Ministério da Saúde não libere a Pfizer, a compra não será em vão, vamos usar os freezers em setores importantes da saúde como Hemorio, Laboratório Lacen, responsável por testes de Covid -19 e para ajudar em pesquisas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro", ressaltou Chaves.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!