União Europeia garante mais 300 milhões de doses da vacina da Pfizer
Reprodução: BBC News Brasil
União Europeia garante mais 300 milhões de doses da vacina da Pfizer

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou nesta sexta-feira (08) que o bloco garantiu a compra de mais 300 milhões de doses da vacina anti-Covid criada pela Pfizer e pela BioNTech. Com isso, a União Europeia terá acesso a 600 milhões de doses do imunizante BNT 162b.

"No momento, temos acesso a 300 milhões de dose da vacina da Pfizer. A boa notícia é que agora nós acertamos a extensão do contrato com a Pfizer e agora poderemos comprar até 300 milhões de doses adicionais dessa vacina, assim dobraremos as doses da vacina da Pfizer", informou Von der Leyen durante uma coletiva de imprensa.

Em comunicado, a Comissão Europeia informou que ofereceu aos Estados-membros a compra de 200 milhões de doses agora, com a opção de comprarem mais 100 milhões adicionais. Esse novo lote de compras será entregue a partir do segundo trimestre de 2021.

A BNT 162b já está sendo aplicada em todos os países do bloco desde o dia 26 de dezembro e foi a primeira imunização a receber a liberação para uso emergencial da Agência Europeia de Medicamentos (EMA). Nesta sexta, o órgão ainda liberou que cada ampola de vacina pode dar seis doses - e não as cinco como alguns países estavam aplicando.

Ao todo, a Comissão fechou acordo com seis fabricantes de vacinas contra o coronavírus Sars-CoV-2: além da Pfizer/BioNTech, há contratos com a Moderna (que foi autorizada para uso nessa semana e deverá ser entregue já a partir da próxima segunda-feira (11)), com a Johnson & Jonhson, com a AstraZeneca/Universidade de Oxford, com a Curevac e com a Sanofi/GSK.

Entre as compras já acertadas e as possíveis adições, o bloco garantiu 2,2 bilhões de doses de vacinas, muito mais do que o suficiente para vacinar os 380 milhões de moradores do bloco. A pressa em garantir mais doses da Pfizer/BioNTech se justifica por conta da demora na finalização dos testes dos demais imunizantes.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!