As autoridades de saúde do Japão anunciaram quatro casos de uma nova variante do coronavírus em viajantes que estavam no Brasil para as festas de virada de ano. Segundo o governo japonês, um dos pacientes está internado após apresentar sintomas respiratórios.
Os passageiros foram ao Amazonas e voltaram ao país asiático no último dia 2. A variante, de acordo com as autoridades, é parecida com a que foi encontrada na África do Sul e preocupa pela maior capacidade de contágio.
O governo japonês informou que os pacientes são um homem com cerca de 40 anos, que está internado com dificuldades para respirar; uma mulher com cerca de 30 anos, com dor de garganta e cabeça; um jovem com idade entre 10 e 19 anos, com febre e uma jovem também entre 10 e 19 anos, assintomática.
Por meio da assessoria de imprensa, o Ministério da Saúde informou que vai estudar os casos registrados no Japão.
Fechamento do país
Após a confirmação de casos da nova cepa do coronavírus, o Japão decretou estado de emergência e proibiu a entrada de estrangeiros no país. Segundo as autoridades de saúde, os casos de Covid-19 aumentaram substancialmente nas últimas semanas, o que aumenta a preocupação com a realização dos Jogos Olímpicos.