Butantan terá que enviar dados restantes à Anvisa até o dia 28 de fevereiro
André Shalders - @andreshalders - Da BBC News Brasil em Brasília
Butantan terá que enviar dados restantes à Anvisa até o dia 28 de fevereiro

O  Instituto Butantan, responsável pela vacina Coronavac no Brasil, deve apresentar até o dia 28 de fevereiro os estudos restantes solicitados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)  sobre o imunizante.

A informação foi divulgada na reunião da agência neste domingo (17), que decidiu, por unanimidade, pela autorização de uso emergencial das vacinas do Butantan e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Em seu voto, a relatora dos pedidos emergenciais, Meiruze Freitas, ressaltou que a diretoria do Instituto Butantan deverá apresentar, até o dia 28 de fevereiro, os estudos de imunogenicidade sobre a substância. Esses dados demonstram a capacidade da vacina de estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos.

Os dados apresentados também são importantes para entender por quanto tempo a eficácia do imunizante dura no organismo dos pacientes.

“Uma das primeiras incertezas é que nós não sabemos, por serem dados ainda preliminares, qual é a eficácia e segurança [da vacina] em longo prazo. Não foram apresentados dados. É preciso um acompanhamento muito próximo de quanto tempo vai durar a eficácia da vacina”, ressaltou o gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos, Gustavo Mendes.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!