Mais de 1 milhão de doses da Coronavac ficarão em SP, diz Butantan
Reprodução: BBC News Brasil
Mais de 1 milhão de doses da Coronavac ficarão em SP, diz Butantan

Após aprovação da Anvisa,  o governo do estado de São Paulo detalhou, neste domingo (17), como vai ser o plano de distribuição e aplicação da Coronavac, imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Antes da coletiva,  a primeira brasileira foi vacinada no país com o imunizante.

"Hoje é um dia muito especial para milhões de brasileiros que estão sofrendo com a Covid-19 em hospitais, centros de atendimento e em suas casas. E também aos que estão em quarentena, se protegendo e ajudando a proteger suas famílias. Hoje é o Dia V, o dia da vacina, da vitória, da verdade e da vida. Quero dedicar este dia aos familiares dos 209 mil mortos pela Covid-19", afirmou o Governador.

Plano logístico 

Já a partir desta segunda-feira (18), entra em operação o plano de distribuição de doses, seringas e agulhas, com envio de vacinas para imunização de trabalhadores de saúde de seis hospitais de referência do estado: HCs da Capital e de Ribeirão Preto (USP), HC da Campinas (Unicamp), HC de Botucatu (Unesp), HC de Marília (Famema) e Hospital de Base de São José do Rio Preto (Funfarme).

Todos devem iniciar nesta semana a vacinação de suas equipes, que totalizam 60 mil trabalhadores. Na sequência, as vacinas e insumos também serão enviadas aos polos regionais para redistribuição às prefeituras.

A recomendação aos municípios é imunizar primeiro os profissionais de saúde. Os municípios também deverão imunizar a população indígena, segundo as estratégias adequadas ao cenário local.

Ainda durante a coletiva, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, confirmou o envio das doses prontas da CoronaVac para o Ministério da Saúde. De acordo com o diretor, das 6 milhões de doses, 4.636.936 serão enviadas para o governo federal. As outras 1.357.640 serão distribuídas pelo estado de São Paulo.

Você viu?

"Recomendamos que municípios priorizem a aplicação das primeiras doses em profissionais da saúde que atuam em serviços dedicados ao combate à Covid-19 e são fundamentais para o atendimento à população", afirmou o Secretário da Saúde Jean Gorinchteyn.

A divisão das vacinas considerou o quantitativo proporcional de imunizantes esperado para São Paulo conforme o Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde.

O total de 1,5 milhão de doses é a referência para trabalhadores de saúde baseado na última campanha de vacinação contra a gripe.

Aprovação da Anvisa 

Na tarde deste domingo (17), a diretoria da Anvisa aprovou, por unanimidade, a liberação do imunizante Coronavac para uso emergencial, seguindo a recomendação apresentada pela área técnica.

O pedido foi apresentado no dia 8 de janeiro pelo Instituto Butantan e é referente a 6 milhões de doses importadas, produzidas pela Sinovac. O Butantan também desenvolve a vacina no Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!