Afirmando estar livre do vírus da covid-19, a Coreia do Norte solicitou cerca de 2 milhões de doses do imunizante pela Aliança para a Vacinação ( Gavi em inglês). As informações foram apuradas pelo G1.
A Gavi é responsável pela Covax , sistema criado para a distribuição da vacina do novo coronavírus para os países em desenvolvimento em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Pedido foi a primeira confirmação oficial de que o país requisitou ajuda internacional. A Coreia do Norte não contém as estruturas necessárias para lidar com uma pandemia dessa magnitude.
Nesta semana, o relatório de distribuição da Covax foi divulgado e nele conta que, a Coreia do Norte irá receber cerca de 1,99 milhão de doses da vacina AstraZeneca , desenvolvida pelo Serum Institute of India.
Com o início da pandemia
do novo coronavírus, a Coreia do Norte foi o primeiro país a fechar suas fronteiras, em janeiro de 2020. O líder Kim Jong-un, declarou durante um desfile militar em outubro do ano passado que, o país ainda não possui registro de infectados pelo vírus. Porém, segundo especialistas, tal afirmação é duvidosa, já que o vírus começou a se proliferar na China, país vizinho, aliado e parceiro comercial.