Transferências são controladas no Amazonas
Ministério da Saúde/Divulgação
Transferências são controladas no Amazonas

O número de pacientes aguardando remoção de um leito de menor complexidade para um de maior no Amazonas caiu 57,81% nos últimos 18 dias, de acordo com dados do o Sistema de Transferência de Emergência Regulada (Sister) divulgados pelo Manaus Alerta.

No domingo (14), o Sister registrava 278 chamados de espera, sendo 214 deles de pacientes com Covid-19 . Há 18 dias, 659 pessoas esperavam por uma transferência. Na comparação com sete dias atrás, a fila diminuiu 44%.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a redução na fila acontece porque as transferências de pacientes do interior para Manaus foi acelerada. Assim, a ocupação de leitos em cidades do interior do estado foi desafogando.

Entre sábado e domingo, 77 pacientes foram removidos de unidades do interior para a capital e entre hospitais de Manaus, sendo 73 deles diagnosticados com Covid-19 . Outras sete remoções aconteciam na manhã de domingo.

Além das remoções aceleradas, a taxa de ocupação de leitos também caiu. Em janeiro, a taxa chegou a 160%. Agora, 82% dos leitos clínicos estão ocupados, assim como 92% dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva ( UTI ).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!