Covid-19: Rússia fecha acordo para produção de Sputnik V na China
Divulgação/Sputnik Vaccine
Covid-19: Rússia fecha acordo para produção de Sputnik V na China

O Fundo Russo de Investimentos Diretos (RDIF) anunciou um acordo com o Shenzhen Yuanxing Gene-Tech para a produção de 60 milhões de doses da vacina Sputnik V em território chinês a partir de maio, informou a agência russa nesta segunda-feira (29).

"A Sputnik V é uma das melhores vacinas contra o coronavírus no mundo. Já foi aprovada para uso por cerca de 50 países. A cooperação com o Shenzhen Yuanxing Gene-Tech vai permitir a nossa produção na China, aumentando as capacidades de providenciar quantidades adicionais enquanto nós vemos a demanda pela vacina russa aumentar globalmente", disse o CEO do RDIF, Kirill Dmitriev, em nota divulgada pela agência.

Como é aplicada em duas doses, a quantidade é suficiente para vacinar 30 milhões de pessoas.

A primeira vacina russa desenvolvida contra o Sars-CoV-2 foi criada pelo Instituto Gamaleya de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia com o apoio dos ministérios da Saúde e da Defesa da Rússia. O RDIF é o principal investidor financeiro e o responsável por negociar os acordos de venda do imunizante com países estrangeiros.

A Sputnik V foi liberada para uso emergencial no país em 11 de agosto de 2020, sendo a primeira do mundo a receber esse tipo de autorização para aplicação em grupos prioritários, mas só em dezembro começou a ser usada na vacinação em massa da população.

Já a China produz e aplica três vacinas nacionais: duas da Sinopharm e uma da Sinovac Biotech.

Sputnik Light

O ministro da Saúde da Rússia, Alexei Kuznetsov, informou nesta segunda-feira que foram apresentados os documentos para solicitar o registro da vacina Sputnik Light, uma nova versão do imunizante que é aplicado em apenas uma dose.

"A organização dos especialistas do Ministério desenvolverá rapidamente o exame da qualidade, segurança e eficácia da vacina. A decisão será tomada após isso", afirmou Kuznetsov.

A nova versão da vacina quer acelerar a imunização, já que é aplicada uma só vez.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!