Contra fala de Bolsonaro, Brasil passa Itália em mortes proporcionais por Covid
Alex Pazuello/Semcom
Contra fala de Bolsonaro, Brasil passa Itália em mortes proporcionais por Covid

Nos últimos dias, o Brasil passou a Itália no índice de mortos por Covid-19 por milhão de habitantes: são 2.077 mortos a cada milhão de pessoas, contra 2.061 no país europeu. Os dados são do site Our World In Data, vinculado à Universidade de Oxford.

No ano passado, no início da pandemia, o presidente Jair Bolsonaro disse que o Brasil poderia passar por um "momento triste", mas não seria "como na Itália", e acusou a imprensa de potencializar a situação do país europeu para passar "pavor" e "histeria".

Em números absolutos, o Brasil tem mais de o triplo de óbitos: são 441 mil mortos, contra 124 mil na Itália. A população brasileira, no entanto, também é mais de três vezes maior (211 milhões, contra 60 milhões).

Por outro lado, a Itália tem um percentual maior de idosos, o que torna a população mais vulnerável ao novo coronavírus. Esse foi, inclusive, um dos argumento utilizados por Bolsonaro para dizer que a situação da Itália não se repetiria no Brasil.

Em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, no dia 24 de março, o presidente afirmou que o país europeu tinha "um grande número de idosos e com um clima totalmente diferente do nosso". Naquela época, a Itália passava por um colapso no sistema de saúde. O país foi o primeiro da Europa a ser atingido pela Covid-19.

"Grande parte dos meios de comunicação foram na contramão. Espalharam exatamente a sensação de pavor, tendo como carro-chefe o anúncio do grande número de vítimas na Itália. Um país com grande número de idosos e com um clima totalmente diferente do nosso. O cenário perfeito, potencializado pela mídia, para que uma verdadeira histeria se espalhasse pelo nosso país", disse o presidente no pronunciamento.

Você viu?

Dias antes, em entrevista ao SBT exibida em 21 de março, Bolsonaro já havia dito que, no seu "entender", a situação brasileira não seria igual a da Itália:

"Podemos ter um momento triste, mas não será como na Itália, ao meu entender".

De acordo com o Our World in Data, o Brasil está em 11º lugar na lista de países com mais mortes proporcionais. O topo do ranking é ocupado pela Hungria, que tem 3.036 de óbitos por milhão de habitantes.

O Brasil, contudo, faz poucos testes, o que, segundo especialistas, leva a uma subnotifcação. Segundo a plataforma Worldometers, é o Brasil é o 117º em testes por milhão de habitantes (220 mil).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!