Anvisa avalia vacinação de jovens a partir de 12 anos com imunizante da Pfizer
Patrick T. Fallon/Divulgação
Anvisa avalia vacinação de jovens a partir de 12 anos com imunizante da Pfizer

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa ) deve decidir até 12 de junho se a vacina Comirnaty, da Pfizer/BioNTech , pode ser usada em adolescentes de 12 a 15 anos. Atualmente, a bula do imunizante no país inclui jovens a partir de 16 anos, mas o Ministério da Saúde só autoriza a vacinação de pessoas maiores de idade.

"A utilização e disponibilização da vacina no país segue sob os critérios de recomendação do Programa Nacional de Imunizações, incluindo os grupos prioritários para a  vacinação e suas idades", diz o laboratório, em nota.

Segundo a Pfizer , toda a documentação necessária já foi protocolada junto à agência. Pesquisas devem atestar a segurança e a eficiência do imunizante dentro da faixa etária. A solicitação, realizada em 13 de maio, tem prazo de até 30 dias para receber resposta.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA), da União Europeia, autorizou o uso da Comirnaty, que deve ser administrada em duas doses com três semanas de intervalo, em jovens de 12 a 15 anos na última sexta-feira. Países como Itália e Alemanha pretendem imunizar adolescentes a partir do próximo mês.

Antes, a Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, e a Health Canadá já haviam aprovado o uso dentro dessa faixa etária. Há testes em andamento com crianças de 5 a 11 anos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!