A partir desta quinta-feira (17), a máscara em ambientes ao ar livre não é mais obrigatória na França. Após mais de sete meses fechada, a Disney de Paris recebeu seus primeiros visitantes. "No território nacional, a epidemia está em declínio, está em vias de ser controlada", afirmou o ministro da Saúde francês, Olivier Véran, segundo informações da agência France-Presse.
Dessa forma, o governo francês suspendeu a multa de 135 euros que fazia com que a população usasse a máscara em locais abertos. Mas a proteção continua obrigatória em ambientes fechados, como espaços culturais, lojas, escritórios e transportes públicos.
Áustria
Ainda segundo informações da AFP, a Áustria reabrirá suas boates a partir de 1º de julho -- a maioria delas permanecia fechada desde a primeira onda da pandemia, em março de 2020. O chanceler Sebastian Kurz considera a situação epidemiológica do país "muito, muito boa".
O governo austríaco também anunciou o fim das restrições de capacidade para eventos culturais. Assim, a máscara PFF2, imposta em janeiro para uma maior proteção contra as variantes do coronavírus, não será mais obrigatória. No entanto, será necessário utilizar a máscara comum no transporte público e em locais fechados.