Transtorno de estresse pós-traumático é observado em 25% das pessoas com Covid
Pixabay
Transtorno de estresse pós-traumático é observado em 25% das pessoas com Covid

Um quarto das pessoas que adoeceram gravemente de Covid-19 desenvolveram transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), segundo estudo da Universidade de Duisburg-Essen, na Alemanha, noticiado pelo jornal britânico Guardian.

Os cientistas examinaram mais de 30 mil pacientes entre abril de 2020 e março de 2021 e concluíram que os sintomas do trauma eram mais intensos 100 dias após receberem alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O resultado foi apresentado esta semana pelo Congresso Alemão de Medicina Psicossomática e Psicoterapia.

O líder do estudo, Martin Teufel, diretor da Clínica de Medicina Psicossomática e Psicoterapia do LVR Klinik em Essen, afirmou ao Guardian que os pacientes sofreram as chamadas "intrusões" ou flashbacks, que foram desencadeados por memórias da experiência traumática de não conseguir respirar.

"Uma intrusão normalmente se manifesta como um flashback, como uma sensação repentina e intensa de desamparo e de estar à mercê de outra pessoa, uma experiência de perda de controle", disse ele ao jornal britânico.

Você viu?

Segundo o especialista, a condição pode ser tratada com terapias para lidar traumas, que podem “trazer a experiência para a mente consciente, recondicioná-la e reorganizá-la”.

Teufel afirmou que pessoas que já apresentavam condições psicológicas, como depressão, ansiedade ou transtornos de personalidade, eram mais suscetíveis a desenvolver transtorno de estresse pós-traumático após uma infecção por Covid-19. E acrescentou que grande parte das pessoas que apresentaram a condição eram mulheres e pessoas mais jovens.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!