Presidente Jair Bolsonaro tira máscara de criança para tira foto em evento no RN
Reprodução/redes sociais
Presidente Jair Bolsonaro tira máscara de criança para tira foto em evento no RN


A Sociedade Brasileira de Pediatria emitiu, nesta sexta-feira (25), uma moção de repúdio à atitude do presidente Jair Bolsonaro de baixar a máscara de um menino que estava em seu colo e depois incentivar uma menina a tirar a proteção durante atos políticos no Rio Grande do Norte. A entidade defende o uso de máscaras e “cobra exemplo do Presidente da República”.

“Há poucos dias da celebração dos 31 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, o Brasil se depara com caso de afronta ao dever de proteção a esse segmento da população e desrespeito à Lei”, diz a nota.

A SBP afirma que reprova a atitude do presidente "por entender que a exposição das crianças fere frontalmente o ECA que, em seu artigo 5, determina que “nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”, colocando em risco a saúde e a vida das crianças envolvidas e de seus familiares”.

Na nota, a entidade diz que recomenda “fortemente” o uso de máscaras por crianças a partir de dois anos de idade, “por serem instrumentos eficazes para a redução da transmissão de vírus respiratórios, bem como a adoção de outras ações para contenção do avanço da pandemia da covid-19, como o distanciamento físico”.

Você viu?

Por fim, a Sociedade Brasileira de Pediatria “lembra a todas as autoridades e personalidades a necessidade de agirem de forma consciente, sobretudo em espaços públicos, pois seu comportamento tem grande repercussão junto à população”.

Na manhã desta quinta-feira, Bolsonaro esteve na cidade de Jucurutu, no Rio Grande do Norte, para uma visita técnica à Barragem de Oiticica. Na cerimônia, o presidente, que estava sem máscara, chamou a atenção ao pedir que uma menina também retirasse a proteção para declamar um poema. Nas imagens, em transmissão ao vivo da TV Brasil, é possível ver o presidente gesticular com as mãos no rosto, olhando para a menina e simulando o movimento de retirar a máscara. Larissa Dantas, de 10 anos, ao ver os gestos de Bolsonaro, abaixa sua máscara e recebe um sinal de positivo como resposta, antes de começar a declamar seu poema.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!