Vacina de Oxford e da farmacêutica AstraZeneca
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Vacina de Oxford e da farmacêutica AstraZeneca


A Secretaria Municipal de Saúde de Nilópolis, na Baixada Fluminense, está investigando, desde sexta-feira (2), casos suspeitos de lotes vencidos da vacina AstraZeneca. Ao todo, são 727 lotes que, conforme o sistema do município, constam como dose tomada após a data de expiração do lote. De acordo com a prefeitura, já foram imunizadas 177 pessoas que estavam nesta situação. Além disso, dez pessoas foram vacinadas novamente em casa.

Leia também:  AstraZeneca: como saber se tomei a dose vencida da vacina?

O trabalho de busca ativa está sendo feito por cinco funcionárias da Secretaria de Saúde, que ligam para os moradores. Até o momento, pelo menos 400 pessoas foram contatadas e deverão comparecer ao posto com o cartão de vacinação para que seja confirmado se a aplicação da vacina ocorreu fora do prazo. "Nos casos confirmados, as pessoas estão sendo convocadas para se vacinarem novamente no Posto Central, caso o morador tenha passado 28 dias desde a última dose", informou a prefeitura, em nota.

Você viu?

Na avaliação, também foi possível constatar que muitas vacinas foram aplicadas dentro da validade. "Esse número está sendo investigado pela Secretaria de Saúde por meio de busca ativa por telefone e visita domiciliar, quando não se consegue contato telefônico."

Calendário

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde antecipou o calendário de vacinação contra a Covid-19 e vão receber as doses pessoas com 42 anos ou mais. Mulheres se vacinam no horário da manhã e homens no período da tarde. A imunização de grávidas e puérperas, lactantes e pessoas em situação de rua continua na cidade.

As pessoas com doença pré-existente que perderam a data agendada podem ir até um dos quatro postos: Central, Cabral, Paiol e Novo Horizonte para se vacinar. Precisam levar um exame, laudo ou receita médica. Já as pessoas com dia programado para receber a segunda dose de AstraZeneca nos postos de saúde devem seguir o que está marcado em seu calendário de vacinação.

O atendimento nos postos é de segunda a sexta-feira das 9h às 17h. No sábado, o funcionamento é das 8h às 12h. Todos devem levar a carteira de identidade com CPF ou cartão do SUS e um comprovante de residência, que é obrigatório.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!