A Covid-19 pode realmente ser comparada com a gripe?
Matheus Barros
A Covid-19 pode realmente ser comparada com a gripe?

Desde seu surgimento, a Covid-19 é muito comparada com a gripe, principalmente pelas doenças possuírem sintomas parecidos. No entanto, após mais de um ano da presença da Covid-19 no mundo, essa comparação continua a fazer sentido?

Uma gripe comum é uma doença que qualquer pessoa pode contrair e os tratamentos são fornecidos apenas aos pacientes que podem apresentar infeções mais graves e outros efeitos colaterais, como a pneumonia.

E em anos comuns, segundo o Medical Xpress, cerca de 400 mil pessoas morrem em decorrência de doenças relacionadas com a gripe. Enquanto em pouco mais de um ano de existência, a Covid-19 já levou à óbito mais de 4 milhões de pessoas e infectou aproximadamente outras 180 milhões.

As duas doenças podem até ter sintomas comuns, como dor no corpo, febre e tosse, no entanto, não se sabe quais os verdadeiros efeitos de um caso grave da Covid-19 e quão duradouros podem ser seus sintomas, tampouco quais as reais consequências para a vida dos pacientes que contraíram uma forma mais grave da doença.

Já uma gripe comum, por exemplo, possui efeitos colaterais de baixa duração.

E, se não bastasse tantas diferenças e semelhanças, a prevenção para as duas doenças são basicamente as mesmas. Entretanto, a Covid-19 é muito mais infecciosa e é possível notar isso observando a quantidade dos casos de gripe dos últimos 18 meses.

Grande parte das pessoas passaram a seguir os protocolos de prevenção da Covid-19 de maneira rigorosa, o que levou os casos de gripe à despencarem, mas os diagnósticos positivos da Covid continuaram a crescer.

O vírus da Covid-19 e gripe

Você viu?

Quando comparamos os vírus responsáveis pela Covid-19 e pela gripe podemos notar que ambos não são capazes de gerar sintomas em todas as pessoas. Cerca de 20% das pessoas diagnosticadas com o SARS-CoV-2 não apresentaram sintoma algum, por exemplo.

E com tantas diferenças, é possível voltar a questionar, a Covid-19 pode ser comparada à gripe? E a resposta é não, pois uma doença é muito mais grave que a outra e possuí consequências ainda desconhecidas.

E não há como comparar o controle para as duas doenças, já que se pensarmos que devemos nos proteger do novo coronavírus como nos protegemos de uma simples gripe estaremos colocando a saúde em risco.

No sentido da prevenção da Covid-19 no futuro próximo, faria até mais sentido pensarmos no norovírus, que também é infeccioso e possuí sintomas parecidos, porém, quando constatado em um diagnóstico é pedido que a pessoa seja afastada de suas atividades públicas, como, por exemplo, a escola.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!