Saiba como tomar a vacina se perder a data de vacinação e da repescagem em SP
Gabriela Bulhões
Saiba como tomar a vacina se perder a data de vacinação e da repescagem em SP

O calendário de vacinação na cidade de São Paulo consiste nos dias para o recebimento da primeira dose dos grupos selecionados e de uma repescagem, que geralmente ocorrre aos sábados. Durante essa semana, por exemplo, foram imunizadas as pessoas de 41 e 38 anos e durante o último dia 10 aconteceu a repescagem para esse público que perdeu nos outros dias.

Mas, se perder a repescagem e os dias de vacinação normais, ainda é possível tomar a vacina? A resposta é sim, apesar dos dias específicos, desde que tenha chegado sua vez, você pode tomar a vacina em qualquer dia que esteja acontecendo a vacinação. Para evitar filas e confusões, a prefeitura recomenda que isso seja feito com base no calendário pré-definido.

Dia de vacinação e repescagem em São Paulo

No entanto, caso não seja possível receber a primeira dose nos dias combinados, a pessoa pode tomar em qualquer outro dia em que esteja ocorrendo a imunização na capital paulista. A recomendação é que isso seja feito o mais rápido possível.

O ideal é tomar nas datas, já que a prefeitura seleciona a quantidade de dias compatível com o tamanho do público e a quantidade de doses disponíveis. Caso o calendário seja descumprido, pode ocorrer falta de doses em algumas unidades de saúde.

Você viu?

Há algumas semanas, mais de 300 postos ficarem sem doses para a primeira aplicação na cidade. No entanto, a prefeitura diz que um cenário como esse é pouco provável, mas que podem ocorrer faltas pontuais que causem uma necessidade de remanejo do imunizante.

Para tomar a vacina na cidade de São Paulo, é necessário um documento de identificação (como RG e cartão do SUS), além de um comprovante de residência em nome da pessoa que vai tomar, do cônjuge, companheiro, pais ou filhos. Para isso, é necessário também um documento que comprove o parentesco. Ainda é possível fazer um pré-cadastro no site Vacina Já para acelerar o processo. Por tanto, se já chegou a sua vez e perdeu a data de vacinação da primeira dose e a repescagem, corra para os postos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!