Covid: Taxa de transmissão no Brasil é a menor deste ano, diz Imperial College
Pixabay
Covid: Taxa de transmissão no Brasil é a menor deste ano, diz Imperial College

A taxa de transmissão (Rt) da Covid-19 no Brasil caiu para 0,88, segundo levantamento do Imperial College de Londres, atualizado nesta terça-feira. O índice é o menor registrado no país em 2021. No relatório divulgado na semana passada, o Rt brasileiro estava em 0,91.

O índice atual significa que cada 100 pessoas contaminadas transmitem a doença para outras 88 pessoas. Quando fica abaixo de 1, a taxa de contágio indica tendência de estabilização.

Dentro da margem de erro calculada pela universidade britânica, o Rt brasileiro atual pode variar de 0,77 a 0,96.

A taxa de transmissão é uma das principais referências para se acompanhar a evolução epidêmica do Sars-CoV-2 no país. No entanto, especialistas costumam ponderar que é preciso acompanhá-la por um período prolongado de tempo para avaliar cenários e tendências, levando em conta o atraso nas notificações e o período de incubação do coronavírus.

Por ser uma média nacional, o Rt também não indica que a doença esteja avançando ou retrocedendo da mesma forma nas diversas cidades, estados e regiões do Brasil. Além disso, a universidade britânica afirma que a precisão das projeções varia de acordo com a qualidade da vigilância e dos relatórios de cada país.

Projeção de queda nas mortes pela Covid-19

O Imperial College também projeta que o Brasil deve registrar 8.900 óbitos pela Covid-19 nesta semana, uma redução em relação à anterior, quando foram contabilizadas 9.736 mortes pela doença.

Você viu?

Dados do boletim do consórcio de veículos de imprensa apontam que a média de mortes pelo coronavírus está em queda no país. Na segunda-feira, a média móvel foi de 1.297 óbitos, uma redução de 19% em comparação com o cálculo de duas semanas atrás.

A média móvel de diagnósticos positivos foi de 44.705, uma redução de 31% em comparação ao índice de 14 dias atrás, o que também demonstra uma tendência de queda.

A "média móvel de 7 dias" leva em contra os números do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com a média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda dos casos ou das mortes. É um recurso estatístico usado para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o ruído causado pelos finais de semana, quando as notificações são reduzidas por escassez de funcionários em plantão.

Transmissão da Covid-19 pelo mundo

As maiores taxas de transmissão da semana estimadas pelo Imperial College foram em Mianmar (Rt 2,21), no Vietnã (Rt 1,85) e na Indonésia (Rt 1,51).

Nos países da América do Sul, os índices estão abaixo de 1. Os mais altos foram registrados no Chile (Rt 0,97) e Venezuela (Rt 0,93).

Já as menores taxas de transmissão da Covid-19 foram identificadas na Espanha (Rt 0,49), Bélgica (Rt 0,58) e Romênia (Rt 0,59).

Segundo o levantamento da universidade britânica, o mundo registrou, até segunda-feira, dia 12, mais de 186 milhões de casos de Covid-19, e mais de 4 milhões de óbitos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!