PMs e PCs mortos
Reprodução/Fórum de Segurança Pública
PMs e PCs mortos


Sendo um serviço essencial à população, a segurança pública no Brasil foi fortemente impactada pela pandemia de Covid-19. Segundo  dados divulgados nesta quinta-feira (15) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) , mais policiais morreram em razão da doença do que assassinados em 2020.

Do total de mortes, 472 foram vítimas do novo coronavírus. Em contrapartida, o número de policiais assassinados foi de 194. "Em 2020 foram 716 policiais mortos e os motivos das mortes variam: confronto em serviço, confronto na folga, suicídio e, aparecendo pela primeira vez como causa de mortes de policiais, a Covid-19", diz o anuário.

Um em cada quatro policiais civis e militares brasileiros foi afastado do serviço em decorrência da doença em 2020 -- 130.946 profissionais. Ao menos 472 morreram, o que representa uma taxa de 0,9 casos por 1000 policiais.

"Não se trata aqui de estabelecer causalidades diretas entre a ocorrência da pandemia e o aumento na vitimização policial, mas de ressaltar a sobrecarga sem precedentes nas instituições pelo impacto da pandemia de Covid-19. Muitos profissionais de outras categorias puderam realizar o trabalho remotamente, mas aqueles da segurança pública, por estar na categoria de serviço essencial, não tiveram essa opção", destaca o anuário.

Suicídio e saúde mental

O levantamento também leva em consideração casos de suicídio, mas ressalta que esse é um tipo de informação que costuma ser subnotificada pelo tabu existente em torno do suicídio na população em geral, mas principalmente entre policiais.

"Universo no qual as questões de saúde mental e sofrimento ainda são muito mal acolhidas e trabalhadas (...) As instituições policiais têm muita dificuldade em sistematizar esses dados eem alguns estados, sabendo que os policiais perderão o direito ao seguro de vida nos casos de suicídio, fazendo com que essas informações acabem por nem serem oficialmente comunicadas".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!