Vacinação contra a Covid-19 começará em SP já em janeiro de 2022, diz secretário
REPRODUÇÃO/AGÊNCIA BRASIL
Vacinação contra a Covid-19 começará em SP já em janeiro de 2022, diz secretário

O secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, afirmou na manhã desta segunda-feira que o estado deve começar o segundo ciclo de vacinação contra a Covid-19 em 17 de janeiro de 2022. Ele essteve presente no evento de liberação de novo lote de vacinas do Instituto Butantan ao Ministério da Saúde.

A data marca exato um ano da imunização da primeira brasileira, em território nacional, contra a doença, a enfermeira Mônica Calazans. Funcionária do hospital Emílio Ribas, na capital paulista, ela então recebeu a vacina da CoronaVac, produzida pelo Butantan em parceria com o laboratório chinês SinoVac.

Questionado pela imprensa sobre se o novo ciclo vacinal será feito no estado de São Paulo ou fará parte de um programa nacional, Gorinchteyn disse que tanto o Ministério da Saúde quanto o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) devem chegar ao mesmo entendimento.

"O estado de São Paulo seguramente vai iniciar essa campanha de nova fase de vacinação para Covid a partir de 17 janeiro do ano que vem. Nós entendemos que essa articulação junto com Ministério da Saúde e o próprio Conass... (Eles) também terão esse entendimento, para que possamos expandir essa nova fase de vacinação pra todo o país", declarou.

Você viu?

O governador João Doria (PSDB), que foi diagnosticado pela segunda vez com Covid-19 e se trata em isolamento desde a última quinta-feira, já havia anunciado que o estado pretende fazer a "revacinação" no início do próximo ano. O entendimento do governo é que a Covid-19 se torne uma doença respiratória endêmica, como a gripe, e necessite imunização anual.

Rodrigo Garcia (PSDB), o vice-governador que tem assumido o lugar de Doria nos eventos por conta da infecção, aliás, disse nesta segunda que Doria "passa bem" e que está assintomático desde sábado, quando os sintomas leves desapareceram.

Novas doses

O Instituto Butantan liberou na manhã desta segunda-feira mais 1 milhão de doses da CoronaVac para o Ministério da Saúde. O total de imunizantes enviados ao governo federal chegou a 56,149 milhões.

As doses agora devem ser redistribuídas a todos os estados por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A meta do governo paulista é enviar todas as 100 milhões de doses, firmadas em contrato entre o Butantan e a Saúde, até 30 de agosto, um mês antes do prazo oficial do contrato.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!