18% dos brasileiros de 50 a 59 anos não se vacinaram
Reprodução/FreePic
18% dos brasileiros de 50 a 59 anos não se vacinaram


O Brasil já está vacinando a faixa etária com menos de 49 anos em diversos estados. No entanto, quase 20% da população com idade entre 50 e 59 anos ainda não foi imunizada. As informações são de um levantamento feito pelo portal R7.

O Ministério da Saúde informa que, no Brasil, esse grupo é composto por cerca de 24,2 milhões de pessoas. Mas os registros mostram que 4,53 milhões, ou 18,7%, ainda não receberam nem a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Para efeito de comparação, a faixa etária de acima de 60 anos é composta por 31,2 milhões. Dos quais, apenas 1,56 milhão, o equivalente a 5%, não tomaram a vacina, um número muito menor do que a porcentagem dos mais jovens.

Vacinação 50 a 59 anos

Nos últimos meses, a faixa etária de 50 a 59 anos é justamente a que está concentrando o maior número de mortes por Covid-19, o que torna a vacinação desse grupo fundamental para um controle maior dos casos.

Em entrevista para o R7, Carla Domingues, ex-coordenadora do PNI (Programa Nacional de Imunizações), disse que houve uma divulgação menor das campanhas de imunização desse grupo. “Infelizmente, o que a gente está vendo, com os idosos houve toda uma divulgação maior, uma busca desses grupos. Os estados estão nessa competição para ver quem termina de vacinar primeiro e estão deixando um monte de gente para trás. Não terminou um grupo e já estão vindo outros. Eu até acho que tem que abrir para que a gente não fique com vacina parada, mas não pode ficar deixando [grupos com baixa cobertura vacinal] ad eternum”, explicou.

Você viu?

“Não é simplesmente recusa. Existe essa situação crônica e tradicional de que é difícil levar essas pessoas para vacinação de um modo geral. Em qualquer país, as taxas de cobertura vacinal dos adultos são mais baixas”, completou a médica Flávia Bravo, da diretoria da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações).

A estimativa é que cerca de 3% da população brasileira se recuse a tomar a vacina por conta própria, o que indica outros fatores influenciando no grupo de 50 a 59 anos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!