Covid-19: mortes na faixa dos 40 aos 59 anos ultrapassam as de idosos pela primeira vez em SP
Flavia Correia
Covid-19: mortes na faixa dos 40 aos 59 anos ultrapassam as de idosos pela primeira vez em SP

De acordo com o sistema Sivep-Gripe, do Ministério da Saúde, o número de mortes por Covid-19 de pessoas não idosas supera os óbitos de idosos pela doença no estado de São Paulo.

Em junho, 5.973 pessoas com idades entre 40 a 59 anos morreram no estado. Essa foi a faixa etária com mais mortes no período. A quantidade representa 54,6% do total das mortes no estado no mês.

Já a faixa etária de 60 a 79 anos, que sempre liderou essa triste estatística, registrou 4.278 mortes em junho.

Faixa etária entre 40 e 59 anos registra alta de mortes por Covid-19 desde março

Neste ano, o pico da pandemia aconteceu em abril, quando o estado de SP registrou 10.360 mortes entre os idosos de 60 a 79 anos, número muito maior do que em junho. 

O grupo de pessoas entre 40 e 59 anos teve 5.856 óbitos registrados naquele mês.

Desde março, a faixa etária de 40 a 59 anos mantém um elevado número de mortes. Embora em maio tenha tido uma pequena queda, voltou a crescer no mês passado.

Você viu?

Em entrevista ao G1, a médica sanitarista Ana Freitas Ribeiro, disse que a baixa imunização do grupo de indivíduos de até 59 anos com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 pode ser o fator por trás do novo cenário no quadro de óbitos.

Segundo Ana, essa "é uma faixa que ainda tem probabilidade de alguma comorbidade chegando aos 60 anos, junto com isso, é uma população que ainda não foi imunizada completamente com a segunda dose". 

Na faixa de 40 a 59 anos, apenas 11% tomaram a segunda dose da vacina (ou a vacina de dose única). Além disso, ainda existem 36% das pessoas com mais de 60 anos que ainda não foram vacinadas com a segunda dose também. "Então, é importante que as pessoas saiam das suas casas com as suas máscaras, tomando todas as medidas [de segurança], e procurem se vacinar", orientou a médica.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!