Marcos Pontes
Foto: Alan Santos/PR
Marcos Pontes

Marcos Pontes, ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, afirmou que a vacina brasileira Spintec, produzida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) , poderá ser utilizada na imunização anual contra a Covid-19. A afirmação foi feita neste domingo (1º), em coletiva de imprensa.

Pontes afirmou que seu ministério está trabalhando em sintonia com o Ministério da Saúde, e que a Spintec é uma forte candidata às campanhas anuais, assim como outras vacinas nacionais que possam surgir.

"Teremos vacinação anual. E o fato de termos vacinas nacionais significa que elas poderão ser usadas nestas vacinações", disse Pontes. No sábado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu oficialmente o pedido para realização de estudo de fase 1 e 2 do imunizante .

Na entrevista coletiva, técnicos do ministério e pesquisadores da UFMG acrescentaram que, como a Spintec usa a tecnologia de proteína recombinante, a expectativa é que seu custo final seja mais baixo que o de outras vacinas já presentes no mercado.

Por enquanto, o imunizante funcionou em animais e, com o aval da Anvisa, testes em humanos serão realizados. A Spintec deve ser aplicada em duas doses, com intervalo de 21 dias.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!