Mais de 30% dos municípios brasileiros não registram mortes por Covid em julho
Reprodução
Mais de 30% dos municípios brasileiros não registram mortes por Covid em julho

31% dos municípios do Brasil não registraram mortes por Covid-19 em julho deste ano, o maior número dos últimos cinco meses. As informações são de um levantamento feito pelo portal G1, com auxílio do pesquisador Wesley Cota, da Universidade Federal de Viçosa.

Foram 1.750 cidades sem notificação de óbitos no último mês, um aumento de 35% em relação ao mês de junho. É o maior número desde fevereiro, quando 2.202 municípios não registraram mortes.

A maior parte dos municípios que não registratam mortes tem menos de 10 mil habitantes. São 1.250 nessa faixa populacional (71% do total). A cidade mais populosa sem mortes registradas em julho é Coari, no estado do Amazonas, que tem 85.910 habitantes.

As regiões Norte e Nordeste registraram o maior percentual de municípios sem mortes em julho. Ao todo, 172 municípios do Norte não notificaram mortes no último mês (38% do total). Já no Nordeste, foram 670 sem óbitos (37% do total).

Avanço na vacinação ajuda o cenário 

Os dados mostram que 63% dos municípios registram queda na média diária de mortes em julho quando comparado ao mês anterior. É o maior percentual desde o início da pandemia de Covid-19 no país. Ao todo, 3.483 cidades ao redor do Brasil tiveram redução na média diária de óbitos no último mês em relação a junho.

Na última quarta-feira (4), a Fiocruz apontou uma possível reversão na tendência de queda no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil.

A síndrome pode ser causada por vários vírus respiratórios, mas, durante a pandemia, quase todos os casos no país são causados por Covid-19.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!