O governo de São Paulo e o Instituto Butantan entregaram, na manhã desta segunda-feira (23), mais 4 milhões de doses da vacina CoronaVac ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. Com o novo lote, o Butantan chega à marca de 78,8 milhões de imunizantes fornecidos ao governo federal para a vacinação dos brasileiros.
"Até 31 de agosto, concluiremos a totalidade das 100 milhões de doses da vacina do Butantan para o Programa Nacional de Imunizações, antecipando em 30 dias a data limite para a entrega das vacinas. A partir do dia 1º de setembro, nós atenderemos governadores e prefeitos que solicitaram a Coronavac para a complementação dos seus programas vacinais", disse o governador do estado, João Doria (PSDB).
O total de liberações já feitas representa 78% das 100 milhões de doses contratadas pelo Ministério da Saúde junto ao Instituto Butantan.
A entrega desta segunda-feira (23) faz parte da leva de vacinas fabricadas com o lote de insumos, de 12 mil litros, entregue pela Sinovac no dia 13 de julho. A matéria-prima foi envasada no complexo fabril do Butantan e passou por etapas como embalagem, rotulagem e controle de qualidade das doses.
As vacinas liberadas nesta manhã fazem parte do segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde, de 54 milhões de doses. O primeiro, de 46 milhões, foi concluído em 12 de maio.
As entregas foram iniciadas em 17 de janeiro deste ano, quando o uso emergencial do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).