Palau registrou os primeiros dois casos da Covid-19 no fim de semana
Reprodução/Wikimedia Commons/Luka Peternel
Palau registrou os primeiros dois casos da Covid-19 no fim de semana


A República de Palau, um pequeno país que fica no Oceano Pacífico, anunciou seus primeiros dois casos de Covid-19 neste fim de semana.  Com isso, o país deixa a estrita lista de nações que ainda são livres da doença.

Os casos são importados, de duas pessoas que voltaram para a ilha e testaram positivos. Eles tinham viajado para Guam e estão em isolamento, assim como aqueles com quem tiveram contato. Os contágios, porém, não devem se espalhar rapidamente porque, além do isolamento, a população de cerca de 18 mil habitantes já está 80% totalmente vacinada.

"Pedimos a todos que mantenham a calma", diz em nota o Ministério da Saúde. Já o presidente, Surangel Whipps, também se manifestou e disse que "a ilha não é mais 'Covid free', mas é, com certeza, 'Covid safe".

Você viu?

Segundo os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), agora restam apenas 13 nações no mundo que não reportaram nenhum caso de coronavírus Sars-CoV-2. No entanto, duas delas suscitam dúvidas sobre a transparência dos casos por conta de seus governos ditatoriais: Coreia do Norte e Turcomenistão.

As demais 11 tendem a ter dados verdadeiros, como em Tonga, Ilhas Cook, Nauru, Samoa, Tuvalu e Kiribati. A quase totalidade delas são ilhas isoladas no Oceano Pacífico que, apesar de serem muito turísticas, tomaram medidas duras de lockdown e controle por meio de testes.

O temor dos governos sempre foi o colapso do sistema de saúde em caso de disseminação intensa, já que a infraestrutura é pequena e a distância para outras nações mais desenvolvidas é grande.

Esse é o caso da própria Palau, que fechou as fronteiras internacionais mesmo sendo extremamente dependente do turismo.

Em outubro do ano passado, uma primeira abertura foi feita com Taiwan, que também mantém um bom controle pandêmico.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!