Intervalo entre 2ª e 3ª doses no Rio será a partir de 3 meses em idosos em geral
REPRODUÇÃO/AGÊNCIA BRASIL
Intervalo entre 2ª e 3ª doses no Rio será a partir de 3 meses em idosos em geral

Para tomar a  terceira dose da vacina contra a Covid-19 na  cidade do Rio, idosos alocados em institutos de longa permanência e idosos em geral terão de seguir prazos mínimos diferentes em relação à data da segunda dose.

No primeiro caso, conforme divulgado pela prefeitura na terça-feira, o intervalo entre a DR (dose de reforço) e a D2 (segunda dose) será de no mínimo seis meses. Já nos demais cariocas com 60 anos ou mais, o prazo será de no mínimo três meses. A novidade foi anunciada durante a divulgação do 34° boletim epidemiológico da cidade, nesta sexta-feira.

"Os demais idosos que não estão em instituição de longa permanência deverão tomar a terceira dose conforme o calendário que divulgamos, independentemente da data da segunda dose, mas com um prazo mínimo de três meses de diferença. Entre a segunda e a terceira doses, deve haver no mínimo três meses", informou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Nesta quinta-feira, a Prefeitura do Rio divulgou um novo calendário de vacinação contra a Covid-19, já com datas para a aplicação da terceira dose em idosos. De acordo com o cronograma, que depende do envio de imunizantes pelo Ministério da Saúde, todos os cariocas com 60 anos ou mais vão receber o reforço até 30 de outubro.

O prazo mínimo de seis meses divulgado anteriormente para a aplicação da terceira dose — agora restrito a idosos em asilos e casas de repouso — deixou confusa uma parcela dos demais idosos, já que, conforme o calendário do novo reforço para a população em geral, muitas idades tomarão a DR num intervalo menor que seis meses em relação à data da D2.

Isso aconteceu sobretudo em razão de atrasos no cronograma da campanha, que adiaram o recebimento da segunda dose para alguns grupos, como os idosos de 75 anos.

Você viu?

A dúvida foi esclarecida, contudo, nesta sexta-feira, com o encurtamento do prazo da aplicação entre a última e a nova dose da vacina em idosos em geral. Portanto, se a sua terceira dose está marcada para acontecer num período menor que seis meses em relação à data da sua segunda dose, você poderá se vacinar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!