Covid: Cirurgias poderão ser feitas se paciente se responsabilizar por contágio
Divulgação/HCM
Covid: Cirurgias poderão ser feitas se paciente se responsabilizar por contágio

A cidade do Rio começa o mês de setembro com novidades já a partir de quarta-feira, dia 1º, no enfrentamento à Covid-19. Além do início da  aplicação da dose de reforço (DR) — ou terceira dose — para os idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), na mesma data passa a valer o  "passaporte da vacina".

As pessoas terão que comprovar estarem imunizadas para frequentar alguns lugares de uso coletivo, para receber o auxílio financeiro por meio do Cartão Família Carioca e para realizar cirurgias eletivas não emergenciais. Para esses procedimentos, a prefeitura deve publicar a regulamentação nesta segunda-feira, em que o médico pode se responsabilizar por eventual contágio caso aceite atender a um paciente que não está imunizado.

A medida, que teve publicação de três decretos na última sexta-feira, não foi bem recebida por parte dos parlamentares, que prometeram recorrer, como o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) e o deputado estadual Alexandre Freitas (Novo). Segundo o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, a prefeitura não foi notificada.

"(Vamos publicar) Regulamentação dizendo que a vacinação pode ser excepcionalizada pelo médico que vai realizar a cirurgia desde que ele se responsabilize por eventual contágio da Covid neste paciente", diz Soranz.

O secretário explica como será o processo:

"Ele dá um atestado de que aquela pessoa não pode tomar a vacina e ele se responsabiliza. Esse atestado é registrado no conselho de medicina, no atestado digital do Cremerj, e ele se responsabiliza se a pessoa pode ser operada sem ter tomado a vacina ou não para cirurgias eletivas, estéticas e as demais".

Para frequentar espaços e ambientes de uso coletivo, como cinema, teatro e academias, as pessoas terão que comprovar estarem com a vacinação em dia. Serão conferidas as datas de primeira dose, segunda dose ou dose única de acordo com a idade da pessoa e a respectiva data de imunização pelo cronograma do município.

Os comprovantes a serem aceitos são o certificado digital emitido pelo aplicativo ConecteSUS; o próprio cartão ou caderneta de vacinação; os certificados de vacinação internacionais; e certificados de institutos de pesquisa em que a pessoa foi voluntária em pesquisa clínica de testagens de vacinas para a Covid-19.

"A gente não recebeu nenhuma notificação sobre isso. Está mantido o planejamento. Não há uma obrigatoriedade de vacina, mas sim uma limitação de circulação em ambientes que você pode colocar a sua própria vida em risco e a vida dos outros em risco", destacou Soranz.

Vacinação

Também na quarta-feira começa na cidade do Rio a dose de reforço (DR) - ou terceira dose - para idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). O município espera a entrega de nova remessa de imunizante hoje e amanhã pelo Ministério da Saúde para seguir com este calendário.

Você viu?

Nesta segunda-feira o município vacina com a primeira dose em meninas de 16 anos. A expectativa da prefeitura é de imunizar com a D1 os adolescentes de 16 e 15 anos até sexta-feira. Segundo o secretário de Saúde, a cidade tem cerca de 45 mil doses hoje em estoque para a D1, o suficiente para esta segunda.

"Nunca temos estoque (de vacina) para muito tempo. É sempre no limite justamente para aplicar o mais rápido possível", afirma o secretário.

Soranz estima que sejam necessárias cerca de 115 mil doses para vacinar os jovens de 16 e 15 anos nos próximos dias. Quanto ao repasse de doses pelo Ministério da Saúde, o planejamento prevê para as próximas entregas vacinas da AstraZeneca para D2 e de Pfizer para a primeira etapa.

No calendário da semana os atrasados também têm vez, com repescagens diárias para todos os adultos, a partir de 18 anos, e Pessoas com Deficiência (PcD) com 12 anos ou mais. Já a segunda dose segue reservada e o público deve ir aos postos na data anotada no cartão de vacinação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!