Covid-19: Entenda as mudanças na vacinação, com redução do intervalo e 3ª dose
Reprodução: getty images
Covid-19: Entenda as mudanças na vacinação, com redução do intervalo e 3ª dose

A antecipação da segunda dose de Pfizer e de AstraZeneca, anunciada pelo  Ministério da Saúde na semana passada, é estratégia para  conter a variante Delta, lado a lado com máscaras, distanciamento social e ventilação de ambientes. O prazo de oito semanas é uma espécie de meio-termo, já que as bulas indicam que os menores intervalos para completar o esquema vacinal, conforme testes, são de três e quatro semanas, respectivamente.

O anúncio inicial da pasta, feito em julho, dava conta de que o intervalo da Pfizer cairia de 90 para 21 dias. Contudo, o prazo mudou diante de estudos conduzidos no Reino Unido: resultados mostraram que um maior espaço de tempo entre as duas doses conferia maior imunidade.

"O que foi discutido na Câmara Técnica, e acabei me rendendo aos especialistas, é que já existem diversos estudos, inclusive no Reino Unido, que falam que o melhor resultado em termos de resposta imunológica são oito semanas para a Pfizer", afirmou o secretário-executivo do ministério, Rodrigo Cruz.

Já a data para iniciar o adiantamento, marcada para setembro, corresponde ao mês em que o imunizante da Pfizer estará mais disponível: até o fim do ano, o Brasil deverá somar 200 milhões de doses do laboratório. Só para setembro, a previsão é de 44.531.370 doses do imunizante. O número é bem maior que as 12.033.990 doses previstas para a AstraZeneca, entregue pela Fiocruz, e das 6.115.652 restantes da CoronaVac.

O posicionamento da pasta também mudou em relação à AstraZeneca, para a qual adotava o intervalo máximo de 12 semanas, previsto em bula. Na contramão de alguns estados, que já antecipavam a aplicação da segunda dose a partir de critérios próprios, o ministério rechaçava a ideia. A variante Delta foi um fator que pesou na decisão, já que duas doses são necessárias para proteger contra a cepa, mais contagiosa.

"O objetivo principal é avançar na aplicação da segunda dose. Com essa estratégia (antecipação de doses), a expectativa é vacinar toda a população adulta até outubro", afirmou o ministro Marcelo Queiroga, em entrevista à imprensa.

De acordo com cronograma publicado semanalmente pelo Ministério da Saúde, até o final do ano o país receberá cerca de 150 milhões de doses da vacina da Pfizer ante 75,1 milhões de doses da vacina de Oxford — parte produzida pela Fiocruz e outra, enviada pelo Covax Facility, da Organização Mundial de Saúde (OMS) —, 36,2 milhões de Janssen, e 6,1 milhões de CoronaVac. Outras 27,4 milhões de doses também serão entregues pelo consórcio global, mas não se sabe de qual laboratório.

Terceira dose

A escolha da vacina da Pfizer e, na falta dela, da Janssen e da AstraZeneca, para reforçar a imunização de pessoas que já completaram o esquema vacinal no Brasil tem gerado dúvidas sobre o motivo de o Ministério da Saúde ter optado por esses imunizantes para a dose de reforço e deixado de lado, por exemplo, a CoronaVac. A escolha, contudo, é técnica, não política, e se baseia em estudos que mostram a necessidade de reforço nesses grupos vulneráveis da população.

Os idosos vivenciam o envelhecimento imunológico, que leva a uma queda natural da imunidade. Já entre os imunossuprimidos estão pessoas com câncer, portadores de HIV, transplantados. A tecnologia do RNA mensageiro, utilizada pela Pfizer, gera maior resposta imune nos dois grupos. Além disso, o Brasil deve alcançar 200 milhões de doses dessa vacina até o fim do ano, o que a torna a mais disponível.

"A preferência foi pelas vacinas de RNA mensageiro, que são vacinas que estimulam resposta imune melhor nesse público. É uma população mais vulnerável e os dados são inequívocos mostrando que essa é a vacina que melhor estimula resposta imune nesse público", afirma o diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e membro da Câmara Técnica do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Renato Kfouri.

Você viu?

As outras duas opções são viáveis devido a questões logísticas particulares de determinados municípios, sobretudo os mais afastados:

"AstraZeneca e Janssen também foram colocadas como opções porque não é em todo lugar do Brasil que chega a vacina da Pfizer por causa da questão de congelamento. Há populações muito distantes e pode haver desabastecimento, então foram colocadas como segunda opção na falta da vacina da Pfizer, que é a vacina que mais teremos para utilizar. Nessa hierarquia de resposta imune nesses grupos específicos essas outras duas são mais imunogênicas que a CoronaVac".

Estados avançam

A necessidade de uma terceira dose, embora desencorajada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) — diante da pouca oferta de imunizantes aos países de baixa renda —, figura como um ponto de confluência entre muitos gestores de saúde, especialistas médicos, as farmacêuticas e a própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No mês passado, os técnicos da agência recomendaram que o Ministério da Saúde justamente realizasse uma aplicação extra de reforço, em caráter experimental, em idosos e imunossuprimidos que receberam duas doses da CoronaVac.

Desde então, a Anvisa tem realizado o que chama de “busca ativa” para receber dados dos laboratórios que têm vacinas aprovadas no Brasil. As empresas têm realizado estudos no Brasil para averiguar os efeitos de um reforço entre os já totalmente vacinados.

As farmacêuticas Pfizer, Janssen e AstraZeneca (essa última acompanhada pela Universidade de Oxford), por exemplo, passaram a vacinar brasileiros nos últimos meses com a aplicação excedente para obter mais evidências científicas sobre seu uso — sobretudo no público geral, que não sofre com comorbidades ou os efeitos do avanço da idade.

A CoronaVac, por sua vez, será avaliada em um estudo encomendado pelo Ministério da Saúde que também prevê aplicação heteróloga — que significa em combinação com outras tecnologias vacinais. Em resumo: parte dos participantes da pesquisa receberão o reforço com a própria CoronaVac e outros com Pfizer, Janssen ou AstraZeneca.

Algumas respostas iniciais, de estudos internacionais capitaneados pelas empresas, já começam a ser apresentadas. A mais recente delas, publicadas pela Janssen, aponta que a aplicação de uma segunda dose aumentaria em nove vezes a indução de anticorpos em comparação com os medidos após a primeira agulhada.

A Sinovac, responsável pela CoronaVac, também apresentou suas contribuições. De acordo a pesquisa, o aumento de anticorpos após a dose adicional — a terceira — foi até sete vezes maior do que o esquema original, com duas. AstraZeneca e Pfizer também divulgaram dados que vão no mesmo sentido: a dose excedente está relacionada ao aumento de anticorpos.

As novas datas

No Brasil, a aplicação da terceira dose já é uma realidade. Em geral, os estados devem iniciar a aplicação conforme anunciou o Ministério da Saúde, em 15 de setembro. Algumas localidades, porém, iniciaram o calendário antecipadamente. É o caso do Pará, que iniciou a aplicação de doses extras em idosos institucionalizados no último sábado (28). O Mato Grosso do Sul, por sua vez, iniciou as aplicações adicionais em idosos com mais de 80 anos com doenças autoimunes em 26 de agosto. Agora, já estão na faixa dos 70 anos.

Na Bahia, há a vacinação de terceira dose em pessoas com 80 anos ou mais desde a segunda-feira. São Paulo, por sua vez, planeja iniciar as agulhadas no próximo dia 6. Tocantins autorizou que os municípios que tenham doses disponíveis comecem as aplicações nos idosos acima de 70 anos. Goiás inicia a distribuição de doses aos municípios para o reforço em idosos acima de 60 anos de instituições de longa permanência nesta quarta (1º). Em geral, as aplicações ocorrem seis meses após a finalização do esquema original, com duas doses.

De acordo com levantamento realizado pelo GLOBO com as secretarias de saúde estaduais, o planejamento de divulgação da dose excedente deve seguir as mesmas estratégias já adotadas para as aplicações de primeira e segunda fase. Em geral, os estados se servem de entrevistas coletivas e publicações em sites e contas em redes sociais oficiais — ou das secretarias de saúde — para divulgar o cronograma. Há ainda força extra dos municípios, explicam algumas gestões. Normalmente, as cidades dão a palavra final sobre as datas de aplicação das doses.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!