O governador de São Paulo, João Doria
Reprodução: iG Minas Gerais
O governador de São Paulo, João Doria

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que vai ao Supremo Tribunal Federal (STF) para receber cerca de 1 milhão de doses da vacina da AstraZeneca contra covid-19 para a imunização com a segunda dose no estado. Desde ontem, a capital sofre com a falta da vacina, que chegou a faltar em 99% dos postos de vacinação.

O Ministério [da Saúde] deve, sim, um milhão de doses da AstraZeneca e, se não der por aquilo que representa a proporcionalidade de São Paulo e seus 645 municípios, dará por determinação do STF, porque se nós não recebermos a vacina até a próxima terça-feira, como é a promessa do Ministério da Saúde, nós ingressaremos com outra medida no Supremo”, afirmou.

"Ontem foram enviados dois ofícios ao Ministério da Saúde, e esse não é um problema só de São Paulo, é do país. É inaceitável que no meio de uma pandemia ainda tenhamos problemas entregas de vacinas, que por circunstâncias que eu desconheço o governo federal não consiga atender as programações que o próprio Ministério da Saúde informa. Isso assusta as pessoas e evidentemente coloca em risco a saúde da população", completou. Tanto o Palácio dos Bandeirantes quanto a Prefeitura de São Paulo apontam que o Ministério da Saúde mudou o cronograma de repasses, provocando o desabastecimento.

A pasta, por outro lado, nega que esteja em falta. "Ao contrário do que foi divulgado pelo governo de São Paulo, o Ministério da Saúde não deve segunda dose de vacina Covid-19 da AstraZeneca ao estado de São Paulo", disse, em nota. O Ministério diz que a Capital aplicou imunizantes destinados à segunda dose em aplicações de primeira dose, informação negada pelo prefeito Ricardo Nunes. Segundo ele, 200 mil pessoas que tomaram a AstraZeneca estão com a segunda dose atrasada - na segunda-feira, o número deve chegar a 340 mil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!