Número de casos e mortes está subindo na Europa
Ministério da Saúde
Número de casos e mortes está subindo na Europa

A OMS afirmou que é "muito preocupante" o ritmo de transmissão da covid-19 atualmente na Europa. Em entrevista coletiva virtual concedida nesta quinta-feira, o diretor da organização para Europa afirmou que o continente está "de novo no epicentro".

"O ritmo atual de transmissão nos 53 países que formam a região europeia é muito preocupante (...) Se mantivermos esta trajetória, poderemos ter outro meio milhão de mortos por covid-19 na região até fevereiro", disse.

Segundo a OMS, o aumento de casos é produto da combinação entre a flexibilização das medidas sanitárias e da vacinação insuficiente em alguns países. As hospitalizações teriam "dobrado em uma semana". Kluge afirmou que a manutenção de algumas medidas, como o uso de máscara, pode minimizar o impacto.

"Dados confiáveis mostram que, se continuarmos usando em 95% a máscara na Europa e na Ásia Central, poderemos salvar até 188.000 vidas do meio milhão que corremos o risco de perder até fevereiro de 2022", frisou.

Há quase seis semanas, o número de casos por dia está em alta no continente. O de mortes também está em alta há sete semanas. Rússia, Ucrânia e Romênia são os países que puxam a fila do crescimento das estatísticas.

De acordo com dados da agência internacional AFP, a Europa contabiliza 250 mil novos casos e 3,6 mil mortes diariamente.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!