Reino Unido aprova 1º remédio antiviral oral contra a Covid-19
Divulgação/ Merck
Reino Unido aprova 1º remédio antiviral oral contra a Covid-19

O Reino Unido se tornou o primeiro país a aprovar o uso da  pílula Molnupiravir em pacientes com Covid-19. Em comunicado divulgado nesta quinta-feira, a Agência Reguladora de Medicamentos (MHRA, na sigla em inglês) ressaltou que o medicamento é "seguro e eficaz para reduzir o risco de admissão hospitalar e morte em pessoas com Covid leve a moderada que sofrem um risco extra".

O tratamento desenvolvido pela Merck & Co Inc. — MSD no Brasil —, em parceria com a Ridgeback Biotherapeutics. Nos testes clínicos, o uso do medicamento reduziu em 50% o número de hospitalizações e mortes pela Covid-19. O sequenciamento viral feito até agora mostrou que é ele é eficaz contra todas as variantes coronavírus, incluindo Delta, disse a fabricante.

Até o momento, os medicamentos indicados contra a Covid-19 são o remdesivir, antiviral infundido da Gilead Sciences Inc., e o esteróide genérico dexametasona, ambos geralmente administrados apenas quando o paciente já foi hospitalizado.

Desde 11 de outubro, a Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, está considerando a autorização do uso emergencial do molupiravir.

A expectativa é que a solicitação para o aval também seja feita à Anvisa. Também em outubro, a Fiocruz afirmou estar em “conversas avançadas” com a MSD para definir um modelo de cooperação técnica que permita a produção do antiviral contra a Covid-19 pela fundação no Brasil.

Leia Também

Produção de genéricos

No último dia 27, a MSD e o Medicines Patent Pool (MPP), uma organização de saúde pública apoiada pelas Nações Unidas, anunciaram a assinatura de um acordo de licenciamento que autoriza outras empresas a produzirem versões genéricas do medicamento.

A licença livre de royalties se aplica a 105 países de baixa e média renda. Ela permite que as fabricantes selecionadas pelo MPP produzam versões genéricas do medicamento, que é uma pílula antiviral desenvolvida em parceria com a Ridgeback Biotherapeutics.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!