Faixa estendida no município de Serra, no Espírito Santo
Reprodução
Faixa estendida no município de Serra, no Espírito Santo

Chegou novembro e, junto dele, a campanha anual de conscientização pela saúde dos homens, conhecida como Novembro Azul. Foi neste contexto que a Câmara Municipal da Serra, no Espírito Santo, exibiu um cartaz na entrada do edifício na última semana.

A faixa, contudo, mostrava uma palavra que, no que diz respeito à prevenção do câncer de próstata, passou uma ideia bem distante do que é cientificamente recomendado, alertando à população masculina: "faça o autoexame e previna-se contra o câncer de próstata".Afinal, não é assim, de maneira individual, que é tal enfermidade é percebida. Apesar da seridade do tema, a gafe não passou despercebida por internautas, que acabaram fazendo piadas na web.

Leia Também

Segundo o Ministério da Saúde, o exame de toque retal deve ser realizado pelo médico que, no caso, tem a especialidade em Urologia. Ele é quem avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata — não o paciente. Durante a consulta, o médico consegue palpar as partes posterior e lateral da próstata para investigar se há sinais e sintomas de um câncer.

Há ainda o exame de Antígeno Prostático Específico (PSA), capaz de medir a quantidade dessa proteína produzida pela próstata. Se ela existir em níveis altos, isso é um indício de câncer, mas também pode significar doenças benignas. Para o câncer ser identificado, é necessário realizar uma biópsia. Mas essa última etapa é indicada somente após ser encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é considerado um câncer de terceira idade mais do que qualquer outro tipo. Cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Por isso, pessoas do sexo masculino devem começar a fazer os exames a partir dos 40 anos.

Sobre a faixa equivocada colocada no prédio público capixaba, a Câmara Municipal da Serra explicou ter ocorrido uma falha na gráfica e que a alteração do material foi feita na sexta-feira, dia 5, de acordo com o portal de notícias local "A Gazeta".

"A Câmara Municipal da Serra destaca a importância da campanha Novembro Azul, que alerta sobre os cuidados necessários à saúde do homem", afirma o comunicado, divulgado pelo "Tribuna Online".

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários