Registro da vacinação de adolescentes
Camila Batista/ Semsa
Registro da vacinação de adolescentes


A campanha de multivacinação com foco em bebês, crianças e adolescentes de até 15 anos será concluída na próxima terça-feira (30) na cidade de São Paulo. A ação visa atualizar a situação vacinal desse público, que precisará comparecer a um dos postos na companhia de um familiar ou responsável.


A imunização ocorre nas 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, das 7h às 19h, e contempla as vacinas contra BCG, hepatites A e B, poliomielite, rotavírus, pentavalente (DTP+Hib+HB), pneumocócica, meningocócicas C e ACWY, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, HPV e difteria tétano. Até a última quarta-feira (17), 371.858 pessoas procuraram as UBSs. Mais de 210 mil jovens foram vacinados, totalizando cerca de 567 mil doses aplicadas, já que uma pessoa pode receber mais de uma dose.


Atualização vacinal

Com o passar dos anos, algumas vacinas são atualizadas, sendo necessária uma nova aplicação, como é o caso da vacina meningocócica ACWY, que adolescentes de 11 e 12 anos podem receber. Dessa forma, mesmo com a carteirinha de vacinação completa, é indicado buscar uma unidade básica para analisar a necessidade de atualizar a situação vacinal.


Na UBS, é obrigatório apresentar um documento de identificação (tanto da criança ou adolescente quanto do responsável) juntamente com a caderneta de vacinação. Caso não seja possível levar a caderneta, basta apresentar os documentos para receber a vacina necessária.



A gestão municipal ressalta ainda que adolescentes acima de 12 anos que tenham recebido o imunizante da Pfizer contra a Covid-19 não precisam aguardar o intervalo de 14 dias para atualizar a situação vacinal dos imunizantes oferecidos na campanha de multivacinação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!