Nesta sexta-feira (10), o Governo de São Paulo entrou com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o passaporte da vacina seja obrigatório a viajantes estrangeiros que entram no Brasil a partir do estado, no Aeroporto de Guarulhos.
O governador João Doria (PSDB) disse que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) pediu a inclusão do pedido de São Paulo na ação da Rede Sustentabilidade sobre o tema, que já está em andamento na Corte.
Nessa quarta-feira (8), Doria afirmou que vai adotar a medida para viajantes do exterior que chegarem ao estado caso ela não seja implementada pelo governo federal até o dia 15 .
O anúncio de Doria foi feito em sua conta do Twitter , horas após o presidente Jair Bolsonaro afirmar que "jamais" irá exigir o "passaporte de vacina". Muitos estados e municípios já exigem o comprovante de imunização para quem quer frequentar shows, cinemas, bares, entre outros locais.
"Caso não seja implantada pelo governo federal a obrigatoriedade do passaporte vacinal para entrada de viajantes no Brasil até 15 de dezembro, São Paulo adotará para todo estado", afirmou Doria, em sua rede social.