São Paulo registrou queda no número de casos de gripe
FreePik
São Paulo registrou queda no número de casos de gripe

No último fim de semana, as urgências da rede municipal de saúde de São Paulo tiveram uma queda de 25% na demanda de casos de pessoas com sintomas de gripe , de acordo com o secretário-adjunto de Saúde Luis Carlos Zamarco.

De acordo com ele, a redução começou na última quinta-feira (23), quando a gestão municipal passou a realizar atendimentos com agendamento em 469 unidades com o objetivo de "tirar a pressão da porta da urgência e da emergência", segundo Zamarco.

Desde a última semana, São Paulo tem registrado um aumento no número de casos de pacientes que procuraram atendimento médico com sintomas gripais, principalmente com o avanço do surto do vírus Influenza A, a H3N2.

Com a crescente nos casos de gripe, os hospitais públicos e privados ficaram lotados em São Paulo e outras cidades. Isso fez com que a Prefeitura de SP reservasse leitos para pacientes com esse quadro no Hospital Municipal da Brasilândia, na zona norte da cidade.

"Estamos monitorando [o aumento de atendimentos na capital] desde a semana passada. Houve o aumento significativo e nós priorizamos desde quinta-feira que as 469 unidades de saúde ficassem atendendo com agendamento aberto para tirar a pressão da porta da urgência e da emergência", disse o secretário à CNN Brasil .

"Observamos no final de semana que houve diminuição de mais ou menos 25% nas portas de urgência e emergência mesmo sem as unidades básicas estarem abertas. Hoje vamos avaliar no final do dia", continuou.

Segundo Zamarco, o fim de semana anterior ao Natal a cidade registrou 25 mil atendimentos devido a sintomas gripais em São Paulo e 48 internações. A média, no entanto, deve cair para 15 mil a 18 mil atendimentos, conforme o secretário.

Ele disse também que considera baixa a taxa de internações decorrentes desses atendimentos.

"Essa semana continua uma semana toda de atendimento, mantendo uma média de 15.000 a 18.000 atendimentos por dia. Tivemos 118 internações em UTI por síndrome gripal, e 210 em enfermaria por síndrome gripal. Se você prestar atenção que ao longo de dez dias foram aí mais ou menos 180 mil atendimentos, uma média de 10% de internações é uma média muito baixa", afirmou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!