Testagem Covid-19
Ascom/SMS
Testagem Covid-19

Um levantamento da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) e da plataforma online Clinicarx mostra que entre 3 e 9 de janeiro os testes positivos para  Covid-19 realizados em estabelecimentos do tipo atingiram 145,6 mil registros.

Trata-se de um número quase duas vezes maior do que o alcançado em novembro, que totalizou 50,2 mil testes positivos para o vírus. A semana de janeiro também superou os diagnósticos positivos em todo o mês de dezembro, que totalizou a identificação de 144,7 mil testes.

A entidade mostra que o total de atendimentos nos primeiros dias de janeiro chegou a 482 mil, uma procura 70% acima da semana anterior, no final de dezembro.

Por conta da altíssima demanda, a Abrafarma recomendou que apenas pacientes com sintomas de Covid-19 procurem uma farmácia para realização de teste rápido, mediante agendamento.

A recomendação está de acordo com o que sugeriu a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) que pediu aos laboratórios privados brasileiros que “cessem” a testagem de pacientes com poucos sintomas ou assintomáticos para a Covid-19 .

A justificativa para essa medida está na iminente falta de insumos para realização de testes RT-PCR, que identificam o material genético do vírus, e de testes de antígeno, que detectam proteínas ligadas ao coronavírus.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!