Criança recebendo imunizante contra a Covid-19
Reprodução/Flickr
Criança recebendo imunizante contra a Covid-19

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inicia, na próxima segunda-feira (21), uma busca ativa nas escolas municipais por crianças que ainda não se vacinaram contra a Covid-19. O objetivo é intensificar a imunização do público infantil , com aplicação da primeira dose (D1) e também da segunda dose (D2) para aqueles que já foram vacinados e cumpriram o prazo estipulado entre as doses.

A SMS destaca que a maioria das crianças na faixa etária de 5 a 11 anos concentra-se nas escolas municipais. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) já estão preparadas para realizar a imunização nas instituições de ensino da rede municipal e continuar com o atendimento nas unidades. A ação contará com o apoio de técnicos da Vigilância em Saúde da SMS, que são aptos a aplicar as vacinas.

As UBSs realizarão agendamento das ações de  vacinação em conjunto com as escolas. As instituições de ensino fornecerão o termo de autorização para que os pais ou responsáveis encaminhem as crianças com o documento preenchido e o cartão de vacinação na data programada para a aplicação.

As crianças de 5 anos, que são vacinadas exclusivamente com doses da Pfizer pediátrica, precisam esperar 56 dias ou oito semanas para a D2. Quem tem 6 a 11 anos e tomou a primeira dose da Pfizer também tem de aguardar esse mesmo intervalo. Para aqueles que tomaram Coronavac, o intervalo é de 28 dias.

Vale ressaltar que a SMS já realiza a busca ativa pelas crianças que ainda não se vacinaram e que foi feita e entregue aos pais e responsáveis pelos alunos uma cartilha que visa reforçar a importância da imunização infantil e os cuidados necessários para que as aulas presenciais ocorram de maneira segura.

A SMS informa que, até as 19h desta quarta-feira (16), 780.859 doses de vacina contra a Covid-19 foram aplicadas em crianças de 5 a 11 anos. Com isso, 72,1% desse público já está imunizado com a primeira dose (D1).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!