Proctologista explica como higienizar o bumbum corretamente
Reprodução
Proctologista explica como higienizar o bumbum corretamente

O BBB Arthur Aguiar chamou a atenção na última segunda-feira (14) ao 'explicar' a Douglas como 'lavar a bunda'. No vídeo, que viralizou nas redes sociais, o brother expõe que faz uma lavagem completa e demorada no local, "até ficar cheiroso" . Apesar da desinibição do artista, o assunto costuma ser tabu, principalmente entre os homens, mas deve ser levado a sério para que doenças no canal anal sejam evitadas.

Henrique Perobelli, proctologista da Rede de Hospitais São Camilo, argumenta que a limpeza apenas com o papel higiênico é insuficiente e pode causar lesões no canal anal. Ele explica que o ideal é que a limpeza seja feita com água e, se possível, com um sabonete neutro adequado para a região.

"O ânus é composto por mucosa. Ele tem uma consistência semelhante ao lábio, então qualquer fricção maior, seja com papel ou mesmo com lenço umedecido, pode causar lesões abrasivas e pequenos ferimentos que podem causar coceira — conhecida como prurido anal. A fricção do papel na região anal também pode levar a sangramentos e ao desenvolvimento de hemorroidas, pois, ao passar o papel, pode haver trauma no vaso hemorroidário, causando sangramento, desconforto e dor nas próximas evacuações."

Sobre a escolha do sabonete, o médico ressalta a importância de escolher algum produto que possua PH neutro. Ele também explica que o momento de enxaguar o local deve ser feito com cuidado, de preferência utilizando uma toalha de algodão, sem que haja fricção.

Leia Também

Leia Também

Leia Também

"Assim, evita-se a possibilidade de lesões de continuidade, que são pequenas feridinhas que podem, devido ao abafamento, o calor e a umidade, gerar infecções locais na região do ânus, conhecidas como anusite — inflamação do canal anal que gera bastante coceira", esclarece o proctologista.


E em banheiros públicos, o que fazer?

Mesmo nessa situação, o médico não recomenda a utilização apenas de papel higiênico. A saída, então, é carregar sempre um lenço umedecido na bolsa.

"Recomento que o paciente faça uma higiene leve, sem fricções constantes, com lenço umedecido e, na primeira oportunidade, faça uma higiene mais adequada com água. A pior invenção que já se fez nessa parte é o uso de papel higiênico. Ele ele não é adequado para nenhum tipo de limpeza do canal anal, nem na criança, nem no adulto", completa Henrique Perobelli.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!