Meningite mata criança de 4 anos em SP
Reprodução: commons 25/03/2022
Meningite mata criança de 4 anos em SP

Após a morte de uma criança de quatro anos por meningite, a Prefeitura de São José dos Campos, no interior de São Paulo, começou nesta sexta uma ação de bloqueio com pessoas que tiveram contato com ela. Ao menos dez casos já foram registrados no município este ano, que monitora a possibilidade de surgimento de novas infecções. Este é o primeiro óbito pela doença registrado em 2022.

Outra criança, também de quatro anos, está internada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), também com diagnóstico positivo para a doença. A meningite é uma doença grave, que causa inflamação nas membranas que revestem o cérebro e a medula, e pode levar à morte principalmente em crianças e idosos. Mais de 80% dos casos acometem crianças menores de 5 anos.

Entre os sintomas estão febre alta repentina, vômitos, dor de cabeça aguda, falta de apetite, náuseas, confusão mental, sonolência e manchas na pele.

A doença é contagiosa e pode ser transmitida facilmente em ambientes fechados ou através da fala, beijos, tosse ou espirro.

Segundo a prefeitura de São José dos Campos, a Vigilância Epidemiológica fez o bloqueio com um medicamento para familiares e colegas e professores da creche que tiveram contato com a criança.

Leia Também

Dos dez casos já registrados este ano, dois são do tipo meningocócica, quatro bacteriana e quatro viral.

Em 2021, São José dos Campos registrou 37 casos de meningite, e quatro mortes em decorrência da doença, todos em idosos.

O SUS disponibiliza a vacinação contra a meningite tipo A, mas o imunizante contra o tipo B é encontrado apenas em laboratórios particulares.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!