Covid: Internações em SP caem após flexibilização do uso de máscaras
Fernanda Sunega/PMC
Covid: Internações em SP caem após flexibilização do uso de máscaras

Os índices de casos e hospitalizações por Covid-19 em São Paulo continuam em queda duas semanas após a suspensão da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados no estado. As internações pela doença caíram 84% desde janeiro, informou o governo paulista nesta quarta-feira.

"Não houve nenhum impacto negativo em relação à pandemia na flexibilização da forma como foi feita em São Paulo, de maneira gradativa, primeiro em ambientes externos, depois em ambientes fechados, e mantendo a obrigatoriedade ainda em ambientes que considerávamos mais perigosos, como transporte coletivo e estabelecimentos de saúde", disse em coletiva de imprensa nesta quarta João Gabbardo, secretário-executivo do Comitê Científico que assessora o governo de São Paulo no combate à pandemia.

Em 9 de março, o estado de São Paulo anunciou a suspensão da obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre. Pouco mais de uma semana depois, desobrigou a utilização do item de prevenção à Covid também em locais fechados.

Apesar da flexibilização, afirma o governo paulista, não foi registrado um pico no número de infecções no estado.

"Não acompanhamos impacto nos indicadores, tanto em número de casos quanto em internações e óbitos. Lógico que não esperaríamos ver nenhum reflexo nos óbitos, que é o indicador mais tardio, mas em casos e internações não só se mantém o padrão de descida como a queda é grande e representa um avanço em relação ao início do ano, nos meses de janeiro e fevereiro", acrescentou Paulo Menezes, coordenador do Comitê Científico.

Os pesquisadores atribuem a queda nos índices ao avanço da vacinação em São Paulo, que tem hoje 91,5% da população elegível maior de 5 anos com esquema vacinal completo contra a Covid.

"Os números nos permitem avaliar essas duas semanas de flexibilização de máscaras e mostram o impacto da vacinação", afirmou o secretário de estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

Leia Também

Ainda segundo o secretário, dos 91 hospitais da rede estadual, 41 não apresentam mais nenhum paciente internado por Covid. Onze deles possuem apenas um paciente infectado pela doença. E 24 apresentam menos de dez internados cada, a maioria fora de UTIs. Outros 15 hospitais apresentam número maior de internações, mas se somam casos novos aos de diagnóstico de Covid de longa data, disse Gorinchteyn.

Carnaval 'limitado' e 'seguro'

Com o atual cenário de pandemia, acrescentaram os especialistas, será possível fazer um carnaval "limitado", mas "seguro".

"É um carnaval limitado porque é o carnaval das escolas, dos desfiles. E as pessoas têm alta proporção de imunização. Não devemos entender que a pandemia acabou. Mas estamos em um momento de segurança e bastante avançado de combate bem-sucedido à pandemia", disse Paulo Menezes.

Mais de 104 milhões de doses de vacina contra a Covid já foram aplicadas no estado. Atualmente, são oferecidas quartas doses do imunizante a maiores de 70 anos que tenham tomado a dose anterior há pelo menos quatro meses.

A partir do dia 4 de abril, maiores de 60 anos também poderão buscar a dose adicional contra a Covid.

A campanha de vacinação contra a gripe também já começou, focada em maiores de 80 anos. Ambas as vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia, seguindo recomendação do Ministério da Saúde.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!