O antiviral oral experimental contra a Covid-19, Molnupiravir, mostrou-se eficaz em eliminar a infecção após três dias de uso. O resultado foi obtido em um ensaio clínico e será divulgado para a comunidade científica. Segundo o estudo, realizado pela fabricante Merck, o medicamento apresentou melhor eficácia quando administrado dentro de cinco dias após o aparecimento dos sintomas.
O objetivo do estudo, que se encontra na fase 3, foi avaliar a eficácia do comprimido duas vezes ao dia por cinco dias em pacientes não vacinados contra Covid-19, em comparação com placebo.
Entre os 92 participantes com Covid que foram avaliados, adultos não hospitalizados, mas com alto risco de progredir para doença grave, nenhum que tomou o molnupiravir ainda tinha o vírus ao terceiro dia de uso do remédio.
Por outro lado, 21,8% dos participantes que receberam placebo ainda davam positivo para o vírus. No Dia 5, o vírus infeccioso foi detectado em 2,2% dos que receberam placebo e, no dia 10, nenhum vírus infeccioso foi detectado em nenhum dos pacientes.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram
e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.