Dieta 'ioiô' aumenta risco de diabetes e doenças cardiovasculares
Pixabay
Dieta 'ioiô' aumenta risco de diabetes e doenças cardiovasculares

Celebridades como Renee Zellweger e Christian Bale reclamaram dos impactos na saúde da dieta ioiô depois de ganhar ou perder muito peso, em pouco tempo, para papéis. Um novo estudo acaba de mostrar que eles têm razão. Seguir uma dieta 'ioiô', quando há perda de peso seguida de uma recuperação rápida do peso inicial, realmente é prejudicial à saúde.

De acordo com um estudo feito pela Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, o famoso "efeito sanfona" pode aumentar o risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes.

"As dietas para perda de peso precisam de uma consideração cuidadosa da saúde a longo prazo, especialmente se a rápida perda de peso estiver sendo contemplada como uma opção", alertou Aline de Souza, principal autora do estudo.

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão após realizar um experimento com 16 roedores femêas. Os animais foram divididos em dois grupos: metade recebeu uma quantidade normal de comida, enquanto os demais passaram por três ciclos de uma dieta restrita, que envolvia 15 dias com apenas 40% de sua ingestão calórica habitual, seguida de três semanas de hábitos alimentares normais.

Os resultados mostraram que durante os períodos de restrição alimentar, os ratos perderam 20% do seu peso corporal. Mas na semana seguinte, seu peso voltou ao normal. O monitoramento da saúde dos animais nesse período indica que a restrição calórica pode alterar os processos biológicos que regulam a pressão arterial e o metabolismo da insulina.

Leia Também

Nos animais submetidos à dieta restritiva, houve redução na quantidade de sangue bombeada pelo coração, o que significa que menos sangue estava sendo fornecido aos órgãos do corpo. Isso poderia contribuir para o desenvolvimento de doenças cardíacas mais tarde na vida.Também houve piora na função renal.

Além disso, a reistência à insulina, quando as células têm dificuldade para absorver o açúcar no sangue, entre os ratos que foram submetidos à dieta restritiva foi 2,6 vezes maior do que no grupo controle. Isso leva a níveis mais altos de açúcar no sangue e é um precursor do diabetes.

"Mesmo que os animais pareçam saudáveis após a 'recuperação' da dieta, seu coração e metabolismo não estão saudáveis", alerta Souza.

Ainda são necessários estudos em humanos para confirmar seus resultados, mas a equipe alerta que "quanto mais restritiva a dieta, piores podem ser os resultados de saúde".

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!