ogos de palavras ajudam a melhorar as funções cognitivas
Reprodução/O Globo 8.4.2022
ogos de palavras ajudam a melhorar as funções cognitivas

Organizar as letras a fim de descobrir a palavra do dia. Este é o objetivo do jogo Wordle, que viralizou no começo de 2022 e até ganhou o uma versão em português chamada term.ooo. O passatempo — que aparentemente é inocente — pode contribuir com a saúde cerebral e até ajudar a criar novos neurônios.

Outros jogos como palavras cruzadas e sudoku provocam o mesmo efeito no cérebro. Esses tipos de passatempo estimulam a criação de uma nova linha de raciocínio, provocando sinapses e causando neurogênese em várias áreas da cabeça.  

Um estudo da Universidade de Exeter, no Reino Unido, mostrou que o hábito de resolver esses passatempos é benéfico até para pessoas com idades mais avançadas. Dentre mais de 19 mil voluntários, aqueles que afirmaram ter costume de realizar palavras cruzadas ou jogos com números apresentaram um melhor desempenho em tarefas de memória, atenção e raciocínio

Além disso, o estudo identificou também outro achado surpreendente: o hábito de resolver passatempos rejuvenesce o cérebro. Pessoas que constantemente brincam com estes jogos apresentaram funções cognitivas similares às de pessoas 10 anos mais jovens quando se avaliou tarefas que envolviam memória curta.  

Leia Também

Para potencializar o funcionamento cerebral, outra dica é criar o hábito de se exercitar. Vários estudos já comprovaram a associação da atividade física com a melhora das funções cognitivas. Movimentar-se é tão bom que pode prevenir o Alzheimer. A irisina, um hormônio produzido pelos músculos durante os exercícios, protege o cérebro e restaura a memória afetada pela doença. 

A alimentação é outro pilar para potencializar a capacidade cerebral. Uma dieta com pouca carne vermelha e derivados lácteos, mas muitos peixes, nozes, verduras, legumes e azeites é o caminho para deixar a mente funcionando bem.  

Manter sob controle doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto são fundamentais para a saúde do cérebro, assim como tratar a depressão. Parar de fumar também é um grande passo para manter a saúde cerebral em dia.  

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!