Nova subvariante da Ômicron, XE aparenta ser mais transmissível, mas ainda não desperta preocupação da OMS
CC0 Domínio público
Nova subvariante da Ômicron, XE aparenta ser mais transmissível, mas ainda não desperta preocupação da OMS

No Reino Unido, um paciente com Covid-19, testou positivo por cerca de 16 meses até sua morte, segundo o Congresso Europeu de Microbiologia e Doenças Infecciosas é o caso de  infecção mais longo já conhecido, conforme revela um estudo sobre a evolução do vírus em pacientes imunossuprimidos divulgado nesta sexta-feira, dia 22.

A identidade do paciente não foi divulgada, no entanto, o primeiro testou positivo ocorreu em meados de 2020. Continuou dando positivo em todos os testes (cerca de 45) até sua morte, 505 dias depois, disse à agência internacional AFP a médica Gaia Nebbia, coautora do estudo.

O Congresso Europeu de Microbiologia e Doenças Infecciosas, que acontece de 23 a 26 de abril, informou que a pesquisa completa deve ser divulgada em breve. 

O estudo analisou nove pacientes imunodeprimidos com infecção persistente pelo vírus entre março de 2020 e dezembro de 2021 e foi conduzido por pesquisadores da King's College London e do Guy's and St Thomas' Hospital, em Londres.

De acordo com o estudo, todos deram positivo por pelo menos oito semanas, e dois, por mais de um ano. Dos nove pacientes, quatro morreram, e quatro foram curados. Um nono paciente continuava infectado no início de 2022, 412 dias após o primeiro teste positivo.

Leia Também

"Os pacientes imunodeprimidos com infecção persistente têm pouca chance de sobrevivência, e são necessárias, urgentemente, novas estratégias de tratamento para deter sua infecção" alertou Nebbia.

No estudo, pretendia-se investigar as mutações do coronavírus em pacientes infectados durante várioas meses.

"Queríamos caracterizar a evolução viral nesses indivíduos que podiam acumular mutações durante sua infecção persistente. Essa é uma das hipóteses para o surgimento de variantes" afirmou a médica.

De acordo com estimativas do Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês) divulgadas nesta sexta, 38,5 milhões de pessoas tiveram Covid-19 na Inglaterra entre o fim de abril de 2020 e meados de fevereiro de 2022, ou seja, 70% da população.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!