O Dia do Trabalho, comemorado sempre em 1° de maio, é uma data comemorativa internacional celebrada em diversas partes do mundo, sendo feriado em muitos deles. Apesar da comemoração, é preciso atenção. Alguns ambientes de trabalho podem causar danos auditivos
aos trabalhadores, segundo especialista.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), sons acima de 55 decibéis já apresentam alguma forma de desconforto para a audição humana. Só para exemplificar, em um ambiente normal de trabalho, como um escritório, o ruído pode chegar a até 70 ou 80 decibéis. Já os músicos apresentam danos auditivos com certa frequência, pois o sistema de som nos shows, por exemplo, costuma atingir facilmente 130 decibéis.
"O contato com níveis elevados de ruído pode causar danos à audição cada vez maiores ao longo da vida. Todo ruído acima de 85 decibéis é prejudicial à audição (...) São comuns os casos de pessoas que desencadearam perda auditiva por exposição ao ruído intenso”, afirma a fonoaudióloga Rafaella Cardoso, especialista em Audiologia na Telex Soluções Auditivas.
Outro ponto destacado por Rafaella são os fones de ouvido, que podem vir a ser vilões quando o assunto é saúde auditiva. "Os jovens e adultos que costumam ouvir música com fones de ouvido também devem tomar cuidado porque, desse modo, o som alto atinge diretamente o conduto auditivo, com riscos de perda de audição a médio e longo prazo, dependendo do volume e do tempo de exposição ao ruído”, diz.
Para tentar contornar o problema de ambientes muito barulhentos, a especialista recomenda o uso frequente de protetores auriculares, que reduzem o volume excessivo.
Na sequência, veja as profissões que mais sofrem com os altos níveis de ruídos:
- Tripulação de Vôo/Comissário de bordo (130 decibéis)
- Músicos e profissionais de áudio (125 decibéis)
- Profissionais do trânsito (120 decibéis)
- Motorista de ambulância (120 decibéis)
- Engenheiro (115 decibéis)
- Dentista (115 decibéis)
- Enfermeiro (113 decibéis)
- Trabalhador de construção (110 decibéis)
- Mineiro (108 decibéis)
- Motorista de Caminhão (95 decibéis)
Entre no canal do Último Segundo no Telegram
e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.