O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) informa que cerca de 12 crianças já morreram contaminadas pelo surto de "hepatite misteriosa" que vem atingindo diversos países. O órgão destaca também que aproximadamente 450 jovens contraíram a doença.
O Reino Unido é o país com maior número de casos registrados, 176 no total. EM seguida vem os Estados Unidos, com 110 crianças contraindo a doença até o momento.
Contudo, a falta de vigilância dos órgãos de saúde em alguns países pode fazer com que o número de jovens que contraíram hepatite em meio ao surto mundial seja ainda maior.
Ao menos 21 países identificaram casos de hepatite grave de origem desconhecida em crianças desde abril. A maioria deles acometeu jovens com até 10 anos de idade.
Diante do registro de novos casos suspeitos da "hepatite misteriosa" no Brasil, o Ministério da Saúde instalou nesta sexta-feira (13) uma Sala de Situação para monitorar casos notificados da doença, que afeta especialmente crianças.
O objetivo da iniciativa é acompanhar a investigação de diagnósticos notificados no país e realizar o levantamento de evidências para identificar possíveis causas.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.