Tayne Caldas teve rosto tatuado pelo ex
Reprodução/TV Vanguarda
Tayne Caldas teve rosto tatuado pelo ex

Tayane Caldas, de 18 anos, teve o rosto tatuado pelo ex-namorado Gabriel Coelho, que não aceitou o ponto final no relacionamento, determinado pela jovem.

A moradora de Taubaté, no Vale do Paraíba, disse em entrevistas que quer remover a tatuagem. Dividido em sessões, o procedimento pode ser doloroso ou deixar cicatrizes, a depender da técnica utilizada.

O dermatologista Abdo Salomão, membro da Sociedade brasileira de Dermatologia (SBD), explica como é feita a remoção.

"O laser vai clarear a tatuagem e desde a primeira sessão já é possível ver algum resultado. No geral, os protocolos podem ser feitos de seis a 10 sessões, com intervalos mensais, mas é importante pontuar que existem diversas variáveis, desde a natureza da tinta, a sua quantidade, o tipo de pele, as camadas da tatuagem (se for uma cobertura de uma anterior), cicatrizes pré-existentes, até sua profundidade".

No caso de Tayane, seria possível iniciar o procedimento mesmo com a tatuagem ainda em fase de cicatrização, como explica a Dra. Fernanda Berti Rocha Mendes, PhD e também médica dermatologista pela SBD.

"Não é o tempo que determina se será mais fácil ou difícil", afirma. "Quando tem aquele desbotamento facilita, mas o fato de ser recente não dificulta o processo. Às vezes, dependendo da tinta, depois de dois, três anos, a tatuagem está em perfeito estado."

Segundo Fernanda, há no mercado um laser chamado 'Nd Yag Q Switched', que permite a remoção sem cicatrizes.

"Quando ele não existia, a maneira de tentar clarear a tatuagem com outros lasers que provocavam a destruição daquela pele, e isso sim pode deixar a cicatriz, como o laser de CO2 ou a dermoabrasão, métodos mais antigo."

Remover tatuagem dói? É caro?

Sim. Os especialistas contam que utilizam anestésicos para que o paciente se sinta mais confortável. A Dra. Fernanda inclui nas sessões um resfriador, que ameniza a sensação de "queimação" na pele.

Ela afirma que o pagamento aos profissionais normalmente é feito por sessão, e que, em média, são feitas dez sessões. Realizadas mensalmente, elas custam de R$ 500 a R$ 1500.

A jovem revelou que recebeu diversas ofertas de ajuda para retirar a tatuagem, e está avaliando com a mãe onde o procedimento será feito. Até lá, ela cobre a marca com maquiagem.

** Filha da periferia que nasceu para contar histórias. Denise Bonfim é jornalista e apaixonada por futebol. No iG, escreve sobre saúde, política e cotidiano.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!