Vírus da 'varíola dos macacos'
Foto: Centro de Controle de Doenças/Divulgação - 20/05/2022
Vírus da 'varíola dos macacos'

Um primeiro perfil das pessoas afetadas pelo surto de casos de varíola dos macacos está começando a ser traçado - conforme estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS). O mais comum é o de homens com menos de 40 anos, residentes na Europa, que tem relações sexuais com pessoas do mesmo sexo e apresentam erupções cutâneas pelo corpo, além de febre. Este é um perfil das características mais gerais, representativo da maioria dos pacientes.

Com 81,6% dos 6.027 casos registrados no mundo, a Europa é, de longe, a região mais atingida pela onda de casos de varíola, detectada em maio fora dos países da África Central e Ocidental, onde o vírus é endêmico. Alemanha, Reino Unido e Espanha são os países mais afetados, com mais de mil casos cada.

Segundo a OMS, 99,5% dos pacientes são homens, com idade média de 37 anos. Cerca de 60% dos pacientes que revelaram sua orientação sexual - um terço dos afetados - se identificam como gays, bissexuais, ou fizeram sexo com outros homens, de acordo com o relatório.

Na quarta-feira, o secretário-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, insistiu em sua preocupação com o aumento dos casos da doença e anunciou que convocará o comitê de emergência para estudar a magnitude da crise. Em 25 de junho, ele havia considerado que o aumento de casos não justificava a ativação do nível mais alto de alerta da organização.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!