Varíola dos macacos tem 1ª morte confirmada no Brasil
Reprodução / CNN Brasil - 17.06.2022
Varíola dos macacos tem 1ª morte confirmada no Brasil

O Ministério da Saúde deve receber as primeiras vacinas para varíola dos macacos (ou monkeypox) em setembro. De acordo com a pasta, cronograma preliminar prevê a entrega de pouco mais de 20 mil doses na primeira remessa e, depois, em novembro, o restante até completar as 50 mil doses encomendadas pela pasta. Os imunizantes serão destinados a profissionais de saúde e a contactantes de pacientes com a doença. A pasta pretende lançar ainda em agosto uma campanha publicitária para conscientização sobre a doença. As peças devem ser veiculadas nas redes sociais e nos meios de comunicação.

O secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, afirmou, no entanto, que não está "escrevendo na pedra" o cronograma e ele pode ser alterado a depender da disponibilidade de entrega. A negociação para aquisição das vacinas é feita por meio do fundo rotatório da Organização Panamericana de Saúde (Opas).

Atualmente, há 1176 casos confirmados da doença no Brasil e outros 513 casos suspeitos. Mais cedo a pasta confirmou a primeira morte de um paciente com varíola dos macacos . De acordo com nota divulgada pela pasta, o homem de 41 anos tinha histórico de comorbidades e tratava um câncer no sistema linfático.

O Brasil tem vivido uma explosão no número de casos de varíola dos macacos nas últimas semanas. Nesta quinta-feira, após repercussão negativa acerca da condução do combate à doença, o Ministério da Saúde criou um comitê sobre o tema. A primeira reunião do grupo ocorreu nesta sexta-feira.

"Gostaríamos de tranquilizar toda população de que a monkeypox é uma doença viral de baixíssima letalidade. As últimas informações da OMS temos cerca de 20 mil casos e apenas 5 óbitos. Diferentemente da Covid, a transmissão se dá apenas por contato direto em feridas infecciosas e fluidos corporais. O Ministério da Saúde tem monitorado de forma diuturna o comportamento do vírus- afirmou o secretário-executivo da pasta, Daniel Pereira."

No início de julho, a pasta desmobilizou uma sala de situação criada para monitorar a doença no país, medida que foi amplamente criticada. O Ministério da Saúde argumentou que a decisão foi tomada porque a estratégia de combate à doença foi incorporada à rotina da pasta.

No sábado passado, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou emergência de saúde pública internacional em decorrência da disseminação da doença . Segundo o órgão, há casos da doença em pelo menos 76 países no mundo. Foram registradas até esta sexta 19.143 ocorrências de varíola dos macacos em todo planeta. A doença é endêmica da África, mas desde maio, quando foi registrado um caso no Reino Unido, ela tem se espalhado por outros continentes.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!